Departamento de Trânsito altera sentido de vias

Panfletos informativos foram distribuídos a motoristas, pedestres e moradores 

Porto Real

Após realizar um estudo técnico, o Departamento de Trânsito vai mudar o sentido da Rua Florianópolis, no bairro Novo Horizonte. A via, que hoje é de mão dupla, passará a ter sentido único a partir do dia 12 de maio. Equipe do Departamento de Trânsito e da Guarda Municipal (GM) esteve na rua, em frente a E.M. Eliana Provazi, em um dos horários de maior movimentação, distribuindo panfletos informativos, com o objetivo de orientar motoristas, pedestres e moradores do bairro sobre o novo sentido e os benefícios que a mudança trará.

Ao longo desta semana será realizada a entrega dos informativos à população do bairro, posteriormente o Departamento de Transito irá instalar sinalização para adequação da mudança, e por fim, o sentido da via será alterado no próximo dia 12. “Fará parte da sinalização pintura viária identificando os ponto de ônibus e faixas amarelas e instalação de placas indicando os sentidos único e o obrigatório”, alerta o diretor de Trânsito, Iran Rodrigues Pereira, que acrescenta. “Só poderá acessar a rua o motorista que partir da Avenida Brasil, sentido Rua das Flores”.

Mãe de aluno, Michelle Rafaela Muniz, adorou a novidade. “Essa mudança veio em boa hora, pois, tenho muita dificuldade de transitar pela via na hora de buscar meu filho na escola. Sou motorista e digo que a via está em situação  , com ônibus trafegando em duas mãos juntamente com os carros. É perigoso até para a segurança dos alunos que entram e saem da escola. Prefiro que mude o sentido mesmo, apesar de ficar mais longe para mim, acho que será muito vantajoso para as crianças e demais pedestres que transitam nessa rua”.

Fabrícia dos Santos também tem filhos que estudam na E.M. Eliana Provazi. Como pedestre ela aprova a mudança. “Vejo que nos horários de entrada e saída dos alunos a rua fica muito tumultuada, cheia de ônibus, carro, moto, pedestre circulando pela via, enfim, com a rua seguindo sentido único, sair com as crianças será mais organizado e seguro”, atesta.

Segundo o diretor de Trânsito, depois da mudança, caso os motoristas não respeitem a nova sinalização e sentido da via poderão ser autuados por cometer infração de trânsito. “O município já está capacitado para extrair o auto de autuação, ou seja, aplicar multa a quem trafegar ou estacionar em contra mão de direção”.

“Essa mudança de sentido da circulação é muito importante por causa do grande volume de veículos e pedestres nas saídas e entradas da escola, evitando com isso o travamento da via, fato que ocorre atualmente. A fluidez do trânsito vai ser aparente a partir da implantação dessa mudança. Nosso objetivo com isso é preservar a integridade física dos alunos, funcionários da escola situada na rua e demais moradores que transitam pela via”, destaca o secretário de Ordem Pública, Aloísio Rocha.

A prefeita Cida também considera de extrema importância a adequação do sentido da via. “A segurança de nossa população é prioridade e por esse motivo a implantação de alterações no sentido de vias se fazem necessárias. Porto Real está em constante crescimento e adaptar leis efetivas faz parte do desenvolvimento”.

Deixe um comentário