Paraíso de Cima recebe ações do Dia D de combate à dengue

Agentes de combate a vetores da secretaria de Saúde de Barra Mansa estão intensificando a campanha contra o mosquito Aedes aegypti. Através de um cronograma pré-definido pelo comitê intersetorial de combate à dengue, a comunidade do bairro Paraíso de Cima, na Região Leste, recebeu na manhã dessa terça-feira, dia 02, as ações do projeto ´10 minutos contra a dengue´.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Luiz Sérgio da Silva, na semana passada os alunos do Ciep Ada Bogato receberam palestras sobre assunto e, nesta terça-feira, estão auxiliando os agentes na distribuição de informativos para os moradores do bairro. “O envolvimento dos estudantes faz com que eles se tornem multiplicadores de informações, inserindo dentro de suas casas a mudança de hábitos. No caso do Aedes aegypti, os alunos repassam a importância da substituição dos pratos de água nas plantas por areia e a retirada de recipientes e entulhos, como pneus e latas, que acumulam água dos quintais e outros espaços”, explicou Luiz.

O coordenador ainda afirmou sobre a necessidade de cada morador fazer a sua parte para erradicar a doença no município. “Não adianta os moradores esperarem pelo agente de saúde para combater o foco da dengue, já que ele visita as residências a cada 60 dias e o Aedes aegypti se reproduz num curto período de 10 dias”, reforçou Luiz Sérgio. Além dos agentes da secretaria municipal de Saúde, a operação de combate à dengue no Paraíso de Cima envolveu profissionais do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Guarda Municipal.

Luiz Sérgio informou que os próximos bairros a receberem a operação são: Boa Sorte (09 de junho), Boa Vista II (16 de junho), Ano Bom (25 de junho) e Centro (30 de junho). “A escolha dos bairros foi feita conforme a incidência da doença. Os números apontados pelo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) dão conta que, entre 01 de janeiro e 22 de maio deste ano, foram notificados 14 casos de dengue no Paraíso de Cima, com nove casos confirmados”, enumerou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *