Porto Real forma primeira coalizão antidrogas do estado

Prefeita Cida realizou entrega de certificados

A secretaria de Ordem Pública formou a primeira coalizão comunitária antidrogas do estado do Rio de Janeiro. A prefeita Cida realizou a entrega de certificados do Treinamento CADCA (Coalizões Comunitárias Antidrogas da América). Em cerca de seis meses, a capacitação envolveu setores do governo municipal, religiosos, autoridades, empresários e líderes comunitários, que traçaram estratégias que visam à prevenção do uso do álcool e outras drogas, sobretudo por crianças e adolescentes. Como parte do encerramento do curso, os participantes realizaram visitas a autoridades do executivo, legislativo e ainda aos líderes religiosos do município.

“O grupo está bastante motivado. Temos um plano estratégico de trabalho. Agora vamos buscar o fortalecimento das ações junto aos setores envolvidos na coalizão. O próximo passo é uma pesquisa do diagnóstico da situação das drogas no município”, explicou a consultora da CADCA, Sandra Duarte.

A consultora internacional da CADCA, Ariléa Fernandez, relatou que o trabalho já rende os primeiros frutos em Porto Real. “Já temos um grande apoio da comunidade e os primeiros efeitos no comportamento estão surgindo. Através da conscientização promovida pelo grupo, percebemos certa mudança na conduta de alguns setores do comércio; no que diz respeito ao horário de funcionamento e na vigilância quanto à venda de bebidas alcoólicas. Ainda  vamos ter três treinamentos de assistência técnica em data a ser definida. O processo será realizado pela Associação Pró-Coalizões do Brasil”.

Uma das participantes do treinamento foi a empresária Vanessa Miranda. Ela acredita que a coalizão será de grande importância para o município. “É uma proposta bastante interessante. Precisamos nos atentar quanto à questão das drogas na sociedade. Esse é um problema social que é recorrente e temos que tratar com seriedade. Nosso papel é dificultar o acesso às drogas e ao álcool pelos jovens. Com o envolvimento de todos, certamente as estratégias traçadas terão grande êxito”.

É com muito orgulho que podemos declarar que a primeira Coalizão Comunitária Antidrogas do Rio de Janeiro foi realizada em Porto Real e isso graças ao apoio incondicional da prefeita Cida. A formação desta coalizão será fundamental para iniciarmos um trabalho de prevenção e ajuda aos jovens e adolescentes no que diz respeito ao uso abusivo e irresponsável de todo tipo de drogas, principalmente as lícitas. Este treinamento, com práticas e métodos utilizados e aprovados em diversos países, tem tudo pra dar certo em Porto Real. A primeira equipe formada demonstrou interesse, comprometimento, profissionalismo e acima de tudo preocupação com o êxito de tão nobre causa. Saliento que o sucesso desta coalizão só será possível com a participação de todos os envolvidos e dos diversos segmentos da sociedade.

“Venho de uma família de origem humilde. Meu pai criou sete filhos. Nossa vida não era fácil. Tirávamos o sustento do trabalho rural e não nos perdemos. A situação do mundo atual é crítica. As consequências do uso de álcool e drogas são terríveis. A sociedade paga o preço, com o aumento da violência e da criminalidade. A realidade é muito triste. Agradeço a todos que possuem a preocupação em querer o melhor para Porto Real. Deus nos ajude nessa causa para que possamos ver prontamente os primeiros resultados”, considerou a prefeita Cida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *