Saúde bucal promove ações na Rede Municipal de Ensino

Ao todo mais de 4 mil kits contendo escova, pasta e fio-dental serão entregues

Através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, a prefeitura vem realizando ações de promoção e prevenção à saúde bucal em todas as unidades escolares municipais, objetivando a melhor qualidade da saúde bucal dos alunos e conscientizando-os sobre a importância de escovar os dentes. Nesta semana os alunos da Escola Municipal José Ferreira receberam 300 estojos contendo escova de dente, pasta e fio-dental. Cerca de 4 mil kits, serão destinados a esse público ao longo do próximo mês.

As ações, que acontecem em média, duas vezes ao ano, consistem na entrega dos kits, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor. A equipe de odontologia falou sobre a importância da escovação dos dentes e explicou como usar corretamente os produtos que compõem o estojo. O dentista realiza o exame clínico e visual da boca do aluno e quando detectado algum tipo de lesão pré ou existente, a criança é encaminhada para o consultório odontológico da Unidade de Saúde da Família (USF). “Nosso intuito é orientar as crianças quanto ao método correto de higienização bucal e criar a consciência da limpeza dos dentes e da boca. São hábitos, que através do conhecimento, levarão para o resto da vida e ainda poderão multiplicar a informação, transmitindo o aprendizado para familiares e amigos”, orienta o diretor de Odontologia, Pedro Tavernari.

Para o dentista da USF do São José que acompanhou os procedimentos na escola, Dr. José Reinaldo, o resultado das ações de promoção e prevenção em saúde bucal são maciçamente notáveis. “Todas as vezes que realizamos essas atividades nas escolas, a demanda de atendimento no consultório odontológico aumenta em até 50%, pois além de as crianças se conscientizarem da importância da higiene bucal, a interação com o dentista na unidade escolar faz com que percam um pouco do tal medo, que nada mais é do que a falta de conhecimento”.

O secretário de Saúde, Renato Ibrahim, considera ações como essas, prevenções para que futuras doenças relacionadas à higiene bucal não ocorram. “Dentes não tratados geralmente levam a cáries e consequentes extrações. Essas ações visam, a longo prazo, evitar a sequência de contratempos desse tipo. É um grande benefício para essas crianças iniciar a supervisão da saúde da boca desde cedo, ainda na fase infantil”.

“A parceria entre as secretarias de Educação e Saúde é muito oportuna e importante, pois resulta em um trabalho de manutenção da saúde bucal dos nossos alunos. Essas ações se destacam por oferecer o cuidado com a saúde dentro da escola”, analisa o secretário de Educação, José Roberto Pereira da Silva.

Segundo a prefeita Cida, atividades como essas devem fazer parte da vida escolar. “Este é um momento importante para que as crianças recebam estas ações de cuidados com os dentes, pois a saúde bucal deve começar desde cedo. Nossa preocupação com a educação não é somente em desenvolver o intelectual e sim a educação como um todo e pode parecer algo simples, mas estes kits fazem a diferença na vida dessas crianças”, ressaltou.

Deixe um comentário