Prefeita Cida participa do lançamento do PADEC 2015

Terceira etapa vai beneficiar 91 municípios do estado do Rio de Janeiro

A prefeita Cida esteve presente na última quarta-feira (15) na solenidade terceira etapa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC). Estiveram presentes ainda: o ministro interino da Cultura João Brant; o secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Wu; o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; a secretária de Cultura do estado do Rio de Janeiro, Eva Doris Rosental, e o chefe da representação do MinC no RJ, Adair Rocha, além de deputados estaduais, entre outras autoridades e prefeitos municipais.

O programa prevê o repasse de recursos para secretarias municipais de Cultura de 91 municípios do estado, exceto a capital. Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e o Ministério da Cultura (MinC). 

A secretária estadual de Cultura, Eva Rosental explicou a importância do evento. “Trata-se de uma celebração que já rendeu diversos frutos e que deverá render muitos outros. Vamos lançar um edital que beneficiará pelo menos 16 municípios com a construção de aparelhos culturais como teatros, cineclubes e bibliotecas”.

O governador Luiz Fernando Pezão disse que a meta é multiplicar os recursos destinados à cultura. “Além da importância de buscarmos mais recursos, precisamos gastar melhor os recursos disponíveis. Com os cursos de formação oferecidos pelo PADEC, além de investir bem os recursos disponíveis, os gestores aprendem a prestar contas”.

O ministro interino da Cultura, João Brant, falou em nome do ministro Juca Ferreira, que está em uma curta licença. “Que essas ações do PADEC apontem para um futuro de mais cultura, de mais parceria, de mais motivação. A cultura deve ser entendida como parte de um projeto de desenvolvimento de nação”.

“As ações do PADEC são de suma importância para o desenvolvimento cultural, social e econômico do município. Precisamos fortalecer as parcerias e aproveitar os recursos para que a população seja a maior beneficiada com as estratégias traçadas. É pelo caminho da cultura que um cidadão aprende as diretrizes necessárias para um convívio social mais harmonioso e digno”, destacou a prefeita Cida.

O Programa

O PADEC foi criado em 2010, como programa permanente de repasse destinado à realização de projetos de caráter estruturante. Os municípios devem apresentar uma contrapartida de 20% do valor financiado. Os projetos devem estar distribuídos em quatro linhas de apoio: fortalecimento da identidade cultural local, melhoria da infraestrutura para a cultura local, qualificação da gestão municipal da cultura e preservação do patrimônio material.

 Na terceira etapa do programa, serão financiados cursos de formação de gestores públicos e agentes culturais, apoiadas as construções dos sistemas municipais de cultura e implantados e modernizados espaços culturais municipais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *