Câmara concede moção de louvor a jovens enxadristas de Porto Real

Mais uma vez as crianças do “Projeto Xadrez na Comunidade”, que funciona na Associação Municipal Mulheres em Ação, no bairro Freitas Soares, são destaque em Porto Real. Dessa vez foi a Câmara que, ciente do engajamento dos mesmos e na importância em incentiva-los, concedeu moção de louvor aos jovens.

Após vitórias como a que ocorreu em julho, no Campeonato entre amigos – Quatis, Porto Real e Barra Mansa – , realizado em Quatis, no qual o grupo teve êxito e ganhou três medalhas de campeã na categoria iniciante, o vereador Gilberto Caldas apresentou a moção, que foi aprovada por todos os vereadores da Casa na sessão de segunda-feira, 31 de agosto.

A homenagem foi feita aos jovens Jhonny Menardo Santos Ortiz, Maxuel Rodrigo Borges, Eduarda Pereira de Carvalho, Ana Clara de Oliveira da Silva, Julia de Oliveira dos Santos, Bryn Hugo Borges, Victor Reis Borges e o instrutor do grupo, Caio Leonardo Carvalho de Oliveira da Silva.

Segundo Gilberto Caldas, o objetivo da moção é incentivar esses jovens a continuarem buscando um futuro brilhante e promissor.

“Vitorias como essas mostram a capacidade das nossas crianças e isso deve ser cada vez mais incentivado. O xadrez é uma ótima prática, pois a mim mesmo já ajudou muito quando jovem. Essa moção é para incentivar esses enxadristas  para que crescem cada vez mais em nossa sociedade”, disse o vereador que ainda declarou aos jovens que a Câmara está disposta a ajuda-los no que for preciso.

Uma das jovens, Eduarda Pereira de Carvalho, de 10 anos e que cursa o 4º ano, ressalta seu interesse pelo jogo.

“Desde os seis anos eu jogo xadrez. Comecei a jogar e brincar na escola. Depois pedi aos meus pais o tabuleiro e hoje eu percebo o quanto a pratica me ajuda na escola”, disse.