Deputado AlexandreSerfiotis participa de Missão Oficial nos EUA

O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) fez parte de um grupo de parlamentares brasileiros que esteve recentemente em Washington (EUA), participando de uma extensa agenda de intercâmbio em saúde pública. A jornada, que durou cerca de uma semana, teve como principal objetivo conhecer de perto o sistema de saúde americano e, com isso, promover avanços por meio de debates sobre questões específicas, dentre elas a regulamentação da Saúde Complementar (no caso específico os planos de saúde), o uso da tecnologia da informação como aliada da gestão em saúde e o consumo seguro de remédios sem prescrição.

A participação de Alexandre Serfiotis deu-se em razão do seu desempenho como sub-relator da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados e sua atuação nos debates sobre a saúde no Legislativo Federal. Alexandre é médico e foi secretário municipal de Saúde de Porto Real por cerca de seis anos, período que levou o município a lugar de destaque no cenário estadual e federal, tendo obtido o primeiro lugar em saúde segundo levantamento feito pela Firjan.

O parlamentar falou da importância de ter participado da delegação de parlamentares brasileiros, que contou com deputados e senadores de diversos partidos. “Além de ser uma grande experiência profissional, a viagem me permitiu enxergar novas possibilidades para a saúde pública do Brasil. Muitas ideias surgiram e agora é hora de se aprofundar um pouco mais nos assuntos. Depois é colocar no papel o que vimos que dá certo lá e que pode virar realidade aqui também”, disse Alexandre, informando que o tema central foi a inovação, tanto na gestão quanto na aplicação dos avanços tecnológicos no dia-a-dia do atendimento. “Os americanos são uma referência neste assunto e muitas iniciativas podem ser adotadas no nosso SUS, sem necessariamente acarretar custos elevados ao Estado brasileiro. Ver de perto como funciona um sistema de saúde rico e repleto de tecnologia também mostra o quanto os profissionais de saúde brasileiros, tem valor e conseguem fazer verdadeiros milagres com tão pouco investimento”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *