Porto Real recebe cinema ao ar livre

Projeto Cine Estrada reuniu cerca de 300 pessoas em praça

Pipoca, refrigerante e cinema. Assim foi a noite da população de Porto Real, na praça do bairro Freitas Soares, onde recebeu em parceria com a secretaria de Esporte, Lazer e Cultura a caravana Cine na Estrada Sesi Cultural, ação que ao longo do ano exibe filmes brasileiros em praças públicas em municípios do estado do Rio de Janeiro. Em um telão montado na quadra do espaço conhecido como Praça da Bíblia, foram exibidos os filmes O Menino no Espelho (infantil), e O Tempo e o Vento (adulto). O evento gratuito reuniu cerca de 300 pessoas.

O Cine na Estrada tem como objetivo levar a sétima arte para cidades que não dispõem de salas de cinema ou que, por algum motivo, estão fechadas, além de difundir o cinema nacional com a exibição de longas-metragens premiados. Foram duas sessões: a primeira às 17h30, para o público infantil, e a segunda às 19h30, para os adultos. “Nosso objetivo é difundir cultura para todos os bairros da cidade a fim de fazer com que todas as comunidades tenham acesso a um mundo regado de cultura”, afirma a coordenadora do evento, Christian Junqueira.

Segundo o analista cultural do Sesi, Robson Maestrelli, é extremamente benéfica a relação da cidade com a telona. “A programação tem como foco intervir positivamente no cotidiano de cidades, democratizando o acesso à cultura por meio da linguagem cinematográfica e da difusão do cinema brasileiro”.

Ana Beatriz Sales, de cinco anos, foi quem chamou sua mãe, Lídia Sales, para a sessão de cinema no mesmo bairro onde mora. “Minha filha estuda em escola municipal, onde tomou conhecimento da notícia e logo me avisou. Acho que esse primeiro contato com o cinema por parte das crianças ser em ambiente aberto e descontraído é bastante positivo”, se diverte, Lídia.

A novidade do cinema ao ar livre se propagou pela cidade toda, inclusive para Ana Paula Fontes, que levou seus dois filhos para conferir a primeira sessão. “A iniciativa do município foi maravilhosa tanto para as crianças quanto para os adultos. Muitas vezes não queremos sair da cidade para ter entretenimentos como esse, e essa é uma ótima chance”.

O secretário de Esporte, Lazer e Cultura, José Roberto Pereira da Silva, reforçou a ideia de disseminar a cultura na cidade. “Nossa visão é estar em busca de parcerias visando oferecer entretenimento cultural à nossa população e essa programação do Cine na Estrada veio diretamente ao encontro desse objetivo”.

“Essa programação tem como intenção proporcionar às cidades inspiração às produções de cinema nacional e a possibilidade de se enxergar na grande tela, um belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; além de abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares. Isso é cultura, desenvolvimento e olhares diversificados à população de Porto Real.”

Deixe um comentário