Secretaria de Saúde qualifica recepcionistas das unidades

Foco do encontro foi abordar a recepção acolhedora

Com o intuito de proporcionar um serviço de qualidade agregado a um bom atendimento, a Secretaria de Saúde ofereceu um curso de treinamento às recepcionistas das unidades de Saúde do município, no salão de eventos do Horto Municipal. A capacitação discutiu o Acolhimento e a Humanização no primeiro contato de atendimento na área, das cerca de 40 recepcionistas da rede. A palestra foi explanada pela assistente social, psicóloga e ouvidora do Hospital Municipal São Francisco de Assis. A prefeita, Cida, fez questão de estar presente para fazer a abertura do curso.

Para a diretora do Hospital, Luiza Helena de Almeida, a preocupação e o cuidado com a recepção na área da saúde sempre foram grandes. “Nosso objetivo é proporcionar ao paciente um serviço de qualidade desde o primeiro atendimento, com a recepcionista, até a realização do procedimento, por isso vimos a necessidade de levar à população melhor acolhimento, mais humanização tanto para os usuários quanto para as recepcionistas. Visamos o bem-estar do paciente, pois a recepção é o início do atendimento, é a porta de entrada”, acredita a diretora.

Entre os temas abordados na qualificação estavam o PNH (Política Nacional de Humanização), Acolhimento, Escuta qualificada, Postura profissional, Cultura de paz e Olhar descriminatório. “É extremamente importante que o paciente seja atendido em um ambiente de tranquilidade e que possamos através do olhar, se colocar no lugar da pessoa que está em busca do atendimento. Nunca iremos sentir a mesma dor do outro, mas podemos respeitar”, afirma a assistente social do hospital, Flávia Salgado.

“Essa qualificação é, sem dúvida, um crescimento para todas nós. Trabalho na área há vários anos e já tivemos cursos como este há uns sete anos. É muito importante estar sempre sempre atualizada quanto à nossa função. Esse momento é muito produtivo para nós, pois ficamos mais cautelosos com os cuidados aos usuários da unidade”, enfatizou a recepcionista da UFS (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Real, Rosilene da Silva.

Na ocasião, a subsecretária de Saúde do município, Vanila Rocha, deu boas vindas aos profissionais e agradeceu a presença de todos. “Esse é um momento importante de renovação e troca de conhecimentos. Essa iniciativa de atualização em saúde é muito louvável, pois humaniza o acolhimento tanto dos pacientes quanto dos familiares. Reunir essas recepcionistas é uma forma de fazê-las refletir sobre o trabalho delas e uma forma de valorização dessa função”, analisa a subsecretária.

“Agradeço a atenção que este grupo tem com nossos usuários, e com certeza este é um rico momento para vislumbrarem os avanços da gestão. Se colocar no lugar do outro é difícil de fazer, mas certamente uma situação muito enriquecedora. Receber bem é essencial, acolher, visando sempre a qualidade do atendimento à população. Não podemos nos esquecer de que estamos aqui para servir, atender e sorrir”, destaca a prefeita, Cida.

Deixe um comentário