Caminhada marca ações pelo Outubro Rosa

Exames de câncer de mama e de colo de útero são enfatizados neste mês

Por iniciativa da Secretaria de Saúde através da Casa da Mulher uma caminhada em prol do Outubro Rosa foi promovida na manhã desta sexta-feira (16). A prefeita Cida iniciou o percurso que partiu do Horto Municipal e teve sua parada em frente a Casa da Mulher, disseminando assim a conscientização da prevenção de se realizar o auto-exame. Participaram do evento além da prefeita Cida, o secretário e subsecretária de Saúde, Renato Ibrahim e Vanila Rocha; a secretária de Ação Social e Habitação, Laura Rezende; o coordenador médico da Casa da Mulher, Dr. Rodrigo Abbud; a vereadora, Bianca Diniz e representantes dos vereadores Gilberto Caldas e Elias Vargas. Os grupos da Ação Social, Nova Geração da Melhor Idade e Caminhada Orientada, a presidente da Associação Mulheres em Ação, Vilma Caldas, funcionários públicos e colaboradores também participaram da causa.

Diagnosticada com câncer de mama há cerca de quatro anos a balconista, moradora do bairro Colinas, Ana Maria Melo, foi operada e realizou todo o tratamento por Porto Real e hoje está recuperada. “Através dos exames preventivos de mama foi descoberto um carcinoma em meu seio. A partir de então realizei todos os procedimentos necessários para a retirada do câncer e hoje estou praticamente curada. Tenho, como todas as mulheres, que ficar sempre atenta e fazer os exames preventivos periodicamente”, relata satisfeita.

Para a vereadora, Bianca Diniz, a palavra-chave da saúde é prevenção. “Acredito muito que eventos como estes estimulem e conscientizem de fato mulheres a fazerem os exames de prevenção, a se cuidarem e aproveitarem as oportunidades que o município oferece”.

Segundo a secretária de Ação Social e Habitação, Laura Rezende, o ser mulher já a motiva bastante a participar de causas tão nobres quanto essa. “Sou mulher acima de tudo e acho muito importante essa questão de prevenção e cuidado com a saúde”, afirma.

A Casa da Mulher disponibiliza toda a estrutura para a realização de exames femininos tais como preventivo de mama; preventivo ginecológico do câncer do colo do útero; colposcopia (procura por lesões do câncer do colo do útero); histeroscopia (prevenção do câncer de endométrio); dispõe ainda de avaliação de triagem da pressão arterial, peso e altura pela equipe de enfermagem para a detecção de possíveis riscos de doenças primárias; além de oferecer atendimento nutricional, assistência social, psicólogo e orientação ao planejamento familiar. “Estaremos a partir da próxima segunda-feira (19), realizando exames preventivos em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e na Casa da Mulher, porém no dia 24 de outubro teremos o Dia D, que é o sábado em que todas as unidades de saúde estarão de portas abertas realizando os exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero. Nossa expectativa de público é grande para esta data”, informa o coordenador médico da Casa da Mulher, o médico Rodrigo Abbud.

“Esse é o marco do início das ações pelo Outubro Rosa onde visamos esclarecer a população da importância dos exames de câncer de mama e de colo de útero. Se identificadas precocemente, as chances de cura dessas doenças são muito grandes. Porto Real está bastante envolvida nessa questão através dos atendimentos. O índice dessas doenças na cidade é baixo e fazemos todo o possível para mantê-lo assim”, garante o secretário de Saúde, Renato Ibrahim.

“Hoje temos a Casa da Mulher que realiza exames direcionados a saúde da mulher, que atingiu cerca de 300 atendimentos por mês. A prevenção é tudo. Nós mulheres temos que nos cuidar e tratar bem de nossa saúde. Estamos ainda lutando pela Casa do Homem e proporcionar atendimento completo à saúde de ambos”, atenta a prefeita, Cida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *