Vacinação contra Febre Amarela em Porto Real agora é diária com agendamento prévio

 

O aumento na procura pela vacina contra Febre Amarela levou a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Real a reorganizar a dinâmica de atendimento. A partir desta semana,as aplicações passaram a ser feitas diariamente, das 7h30 às 11h, na Central Municipal de Vacinas, que funciona na Avenida Renato Monteiro, 1235, no Centro. Agora é necessário fazer um agendamento prévio na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Rua Fernando Bernardelli, 1219, Centro, de segunda a sexta, das 13h às 17h. “As mudanças foram para controlar a demanda e garantir que todos sejam atendidos.Até 80 pessoas nos procuram todos os dias sem termos recebido reforço no número de doses até o presente momento”, explica a enfermeira e coordenadora de Imunização, Kátia Virgílio, registrando que as marcações estão sendo feitas para a semana seguinte.

Para ampliar a oferta de vacina na cidade, as autoridades de saúde municipais solicitaram formalmente a inclusão de Porto Real na lista de municípios que compõem o cinturão de proteção feito no estado do Rio. “Argumentamos em reunião realizada em Valença, na última quinta-feira, com o subsecretário de Vigilância em Saúde do estado, Alexandre Chieppe, que nossa cidade recebe muitos viajantes de Minas Gerais e tem intensa circulação de caminhoneiros no Tecnopolo, o que justifica nossa inclusão no cinturão”, informa. Ela adianta ainda que a orientação recebida neste encontro foi de que a imunização seja feita apenas em indivíduos residentes. Por isso, o município vai restringir a aplicação de vacinas contra Febre Amarela aos moradores que estejam cadastrados no prontuário eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde, sendo necessária ainda a apresentação de documento de identidade ou carteira de vacinação das crianças.

Mesmo realizando a aplicação diária a partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a conscientização sobre os casos específicos em que a imunização contra Febre Amarela é recomendada. “Enquanto não fizermos parte do cinturão de proteção, a vacina deve ser administrada somente em quem vai para regiões de risco, como o leste de Minas Gerais“,lembra Katia Virgílio. Ela desestimula uma corrida para vacinação informando que existem diversas contra indicações e reações adversas comuns à vacina, como dores em geral, eritema, febre, náusea, cefaleia e mialgia. “Além disso, pessoas com mais de 60 anos só podem ser vacinada com prescrição médica”, informa.

Ação educativa contra Aedes Aegypt neste sábado

Nesta sábado, dia 11, das 8h às 12h, os agentes de combate a endemias de Porto Real,em conjunto com Associação de Moradores do Jardim das Acácias, realizarão uma atividade educativa no bairro para conscientizar sobre a necessidade de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Os trabalhos serão concentrados na Avenida B, próximo à quadra de bocha, onde a coordenação do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) vai disponibilizar uma tenda para esclarecer dúvidas dos moradores. Os agentes de controle às endemias farão a distribuição de folhetos explicativos pelas ruas do Jardim das Acácias alertando e conscientizando os moradores sobre a importância de separar 10 minutos no dia para vistoriar os quintais.

Segundo a coordenadora do PMCD de Porto Real, Renata Avelar Viana, a atividade educativa será realizada em todos os bairros do município e o Jardim das Acácias foi o escolhido para iniciar os trabalhos, por ser o mais populoso e por apresentar uma concentração maior de lixo doméstico nos quintais. “Durante todo o mês de janeiro, nossos agentes verificaram o potencial de acúmulo de criadouros no bairro. Tivemos ainda um agravante, que foi o aumento no número de casas fechadas. Com as chuvas que caíram, o risco de infestação ficou muito alto. Por isso, fazemos um apelo aos moradores para que tirem 10 minutinhos do seu dia para cuidar de seus quintais e eliminar todos os possíveis criadouros”, pediu.

No próximo sábado, dia 18 de fevereiro, os agentes continuam no Jardim das Acácias, mas a tenda será montada na Praça da Avenida Salvador, próximo à creche municipal, também das 8h às 12h. O morador do bairro que não recebeu a visita dos agentes, durante o mês de janeiro e nas primeiras semanas de fevereiro, poderá solicitar um agendamento através do telefone (24) 3353-4899.

Um comentário em “Vacinação contra Febre Amarela em Porto Real agora é diária com agendamento prévio

  • 01/08/2017 em 20:38
    Permalink

    Em Angra, a campanha ocorre em todas as 45 salas de vacinacao, ou seja, em quase todas as unidades de saude do municipio.

    Resposta

Deixe um comentário