Primeiro mamógrafo de Porto Real entra em funcionamento

Em operação desde terça-feira, 09, um aparelho mamógrafo de tecnologia avançada está em pleno funcionamento na Casa da Mulher. Adquirido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, o equipamento foi obtido com recursos municipais. Este é o primeiro aparelho disponível à população na rede municipal de saúde. O equipamento, credenciado e habilitado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), terá capacidade para realizar 400 exames mensais.

Segundo o secretário de Saúde, Cyrano dos Santos, nessa primeira fase a realização dos exames está em menor quantidade por causa dos testes e adequações do serviço. “Estamos com uma demanda reprimida, na rede pública, de quase 460 exames de mamografia e nossa expectativa é concluí-los em cerca de dois meses. Toda essa fila de espera é herdada há pelo menos um ano”, calcula o secretário. Segundo o doutor Cyrano, ainda há necessidade de marcação do exame na Secretaria de Saúde, mas em dois meses, quando finalizar a demanda reprimida, as marcações poderão ser realizadas nas USFs.

A coordenadora da Casa da Mulher e da Saúde da Mulher, Maria Lúcia Pineschi, assegura que com a aquisição e oferta do mamógrafo a Secretaria de Saúde, irá atingir os indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde de atendimento a 0,33% de mulheres na faixa etária a partir dos 40 anos.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda o exame de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, idade que é definida como público prioritário para a realização do exame preventivo, segundo estudos que comprovam maior incidência da doença e maior eficiência do exame.

A Casa da Mulher fica na Rua Pascoina Lanconi Tavernari, s/ nº, Centro. Para mais informações o telefone da unidade é (24) 3353 4201.

Mamografia

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos ou calcificações. Este exame é realizado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. Estudos revelam que a mamografia regular pode reduzir em até 30% as mortes em decorrência de câncer de mama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *