Dia da Familia na Escola é celebrado na unidade Marina Graciani Fontanezzi

Nesta quarta-feira, 17, a E. M. Marina Graciani Fontanezzi realizou o Dia da Família na Escola. Celebrado em 15 de maio, o Dia da Família motivou a unidade a elaborar uma série de atividades que tiveram o objetivo de estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Palestra promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com dinâmica integrando pais, alunos e professores com apresentação de propostas de conscientização às drogas e relacionamentos interpessoais; peça de teatro dos alunos, exposição de trabalhos elaborados em sala de aula e atividades recreativas fizeram parte da programação do evento.

“É uma oportunidade para estreitar os laços de afeto entre pais, filhos e professores. É um momento para chamar a atenção sobre a importância da presença dos pais na educação dos filhos, porque todo o dia é dia da família na escol. A participação da família acompanhando a vida escolar os filhos dentro e fora da sala de aula é fundamental para que possamos cada vez mais melhorar a qualidade da educação. O dia da Família na Escola vem concretizar o desejo de um maior acompanhamento dos pais em toda a trajetória escolar das crianças e adolescentes”, afirma a diretora da unidade, Maria Aparecida de Oliveira.

O industriário, Alex de Paula Martins, acompanhou seu filho Gabriel, estudante do 6º ano da escola, e considera bastante efetiva a presença dos pais ou responsáveis em todas as etapas da vida dos filhos. “Acho que incentivar o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos ou dependentes é um compromisso de todos, pois os frutos beneficiam toda a sociedade com uma nova geração mais capacitada para enfrentar os desafios”.

“Envolver os pais no dia a dia escolar é importante para melhorar o desempenho dos alunos e para que todos entendam que a formação de cidadãos conscientes é dever tanto da escola como da família”, seguiu a orientadora pedagógica da unidade escolar, Elisangela Soares.

A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira, entende que não dá para pensar em um futuro sem trabalhar, desde cedo, a formação pessoal e a vida escolar. “É na formação de base que se começa esta construção, esta ampliação de horizontes. A escola e a família se complementam e fundamentam para que lá na frente se consiga tomar importantes decisões para a vida”. Segundo Madalena, além do impacto positivo no aprendizado e no desempenho, o engajamento familiar ainda fortalece o vínculo entre aluno e o ambiente escolar e ajuda a compartilhar os valores e a educação oferecidos nas escolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *