Porto Real tem quase 900 microempreendedores individuais

Moradora do bairro Imperial Center, a aposentada, Terezinha Montezuma, viu no MEI (Microempreendedor Individual), uma oportunidade de trabalhar como comerciante legalizada de maneira menos burocrática. “Quem não conhece, está perdendo. É um processo simples e fico despreocupada, porque estou trabalhando legalmente”, garante. Em Porto Real, o número de MEI’s corresponde a um total de 870 contribuintes. “Uma irmã da minha igreja me passou o ponto. Foi uma bênção de Deus na minha vida. É tudo muito fácil e descomplicado. O atendimento é excelente e as facilidades de ser um MEI são várias. Tenho respaldo para fazer a declaração do Imposto de Renda, o que me tranquilizou muito. Assim me sinto uma comerciante de verdade, como qualquer outro empresário”, exaltou Terezinha.

O maior percentual dos MEIs está cadastrado no ramo de alimentação, que registra um total de 34,5% dos microempreendedores cadastrados. Aproximadamente 700 atividades podem ser enquadradas no MEI. Entre a lista de atividades específicas mais procuradas destacam-se salões de beleza, vestuários e lanchonetes. Beleza e estética representam 13,6%, enquanto o ramo de vestuário registra um total de 9,5% dos MEI’s e as lanchonetes marcam cerca de 6,5%.

Dentre os vários benefícios de ser MEI estão: cobertura previdenciária, menor custo com funcionário, formalização menos burocrática, acesso a serviços bancários (o MEI pode abrir conta empresarial e até pedir financiamento), cobrança unificada e barata e apoio técnico do Sebrae.

O assessor responsável pelo MEI, José Ademir Bitencourt, explicou como deve proceder quem deseja se formalizar como microempreendedor individual. “O interessado deve procurar a Sala do Empreendedor na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda com a documentação necessária. Quando efetua o registro o MEI já sai com CNPJ e com o Certificado de Microempreendedor Individual, que tem efeitos de Alvará de Funcionamento Provisório, pelo prazo de 180 dias”.

Serviço

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda está situada à Rua Estevam Domingos Pederassi, número 164, Centro. O telefone de contato é (24) 3353-4042.

Deixe um comentário