Ações Municipais marcam Dia Mundial Sem Tabaco

Pelo Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a Prefeitura de Porto Real organizou, na semana de 29 de maio a 2 de junho, por meio da Secretaria de Saúde, várias abordagens junto à população da cidade, divulgando o Programa Municipal de Controle do Tabagismo e os malefícios do cigarro. As intervenções como palestras, rodas de conversa e entrega de folders ocorrerão em no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro de Fátima, na Unidade de saúde e na Galvasud.

Conforme ressaltou a enfermeira e coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Ingrid Resende trata-se de um problema de saúde pública global, causador de muitas doenças, muitas delas incapacitantes e fatais, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas. “É possível parar de fumar e a Prefeitura conta com profissionais especializados para isso. Basta dar o primeiro passo e procurar ajuda”, lembrou.

Segundo dados do sistema de informação da saúde didática da Secretaria de Saúde, Porto Real tem 952 pessoas que fazem uso do tabaco e possuem o vício. No ano de 2016, a taxa de suspensão ao tabaco foi de 41%, enquanto no Brasil foram relatadas taxas de suspensão entre 23,5% a 50,8%, após, ao menos, seis meses do início do tratamento.

O tabagismo é fator de risco para mais de 50 doenças, entre elas infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, câncer de pulmão, boca, faringe, laringe, esôfago e outras.

O tabagismo é reconhecido pela OMS como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e química. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. Para Ingrid Resende, nos dias atuais muitas pessoas por ansiedade, motivada pela crise financeira que assola o país, desejam parar de fumar, pois percebem que o vício aumenta e as despesas financeiras para mantê-lo, também. “O grande objetivo de termos organizado as ações pela semana de combate ao tabaco é, realmente, a divulgação do programa do município, uma vez que até o tema escolhido pela OMS para a campanha desse ano é Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”.

Senana sem tabaco – programação

29/05 – segunda-feira, às 9h

Palestra na CSN/Galvasud S/A

Tema: Tabagismo

Alterações Bucais e Tabagismo com Dentista Estomatologista.

30/05 – terça-feira, às 14h

Roda de Conversa no CRAS – Fátima

Tema: O Programa de Controle do Tabagismo.

31/05 – Quarta-feira, às 14h (Dia Mundial do Tabagismo)

Grupo ativo de cessação do tabagismo, na USF Jardim das Acácias.

01/06 – Quinta-feira, às 7h

Sala de espera – Hospital Municipal São Francisco de Assis.

02/06 – Sexta-feira, às 8h

Assistência Social – Grupo Nova Geração da Melhor Idade

Apresentação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

Deixe um comentário