Alexandre Serfiotis prestigia inauguração de UPA infantil em Angra dos Reis

O deputado federal Alexandre Serfiotis participou nesta sexta-feira (26) da inauguração da UPA Infantil Agda Maria, em Angra dos Reis. A unidade, que funciona no bairro Japuíba, um dos maiores da cidade, recebeu o nome em homenagem a menina que faleceu no ano passado e cuja chance de sobreviver aumentaria consideravelmente se houvesse uma UTI Infantil. Com capacidade para atender diariamente cerca de 250 pessoas, o espaço, o terceiro do país, foi inaugurado em clima de festa e começou a funcionar logo depois da cerimônia.

– Esta unidade entregue a comunidade é de extrema importância para a população e permite um atendimento mais humanizado das crianças. Ela vai oferecer a população o atendimento emergencial por até 72 horas antes da transferência do paciente para o tratamento especializado, com equipamentos para o atendimento de crianças entre zero a 14 anos – conta o parlamentar.

O prefeito Fernando Jordão, ao descerrar à placa alusiva a inauguração, lembrou que, antes de assumir o seu mandato, soube que o repasse de R$ 500 mil da UPA ia ser cancelado já que a unidade em Angra estava fechada. “Fui até o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira, e consegui reverter a situação. Assumi o compromisso de avançar na saúde e avançamos. Recebi a prefeitura com dívidas que somam mais da metade de todo o orçamento do município. Tive a coragem de enfrentar o desafio e escolhi a saúde – frisou Jordão.

A instalação deste equipamento na cidade é uma parceria com os governos Federal e Estadual. O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira, presente ao evento, disse que a UPA Agda Maria funcionará 24 horas por dia e será uma unidade de Pronto Atendimento, com 19 leitos (15 de observação e quatro de emergência).

– São quatro salas de atendimento, uma de vacina, uma de regulação, outra de odontologia,de classificação de risco, uma sala de serviço social, um espaço para bebê (amamentação e troca de fralda), sala de curativo, de sutura, de raio-x. O espaço tem ainda cinco banheiros para usuários, três banheiros de enfermagem e dois quartos individuais com banheiro. Há ainda uma sala equipada para atendimento semi-intensivo, exames laboratoriais e RX – conclui.

Deixe um comentário