Policlínico de Fátima oferece acompanhamento para recém-nascidos

O Policlínico de Fátima  realiza serviços de acompanhamento médico junto às crianças do município desde os primeiros dias de vida até dois anos de idade. Cerca de 500 bebês já receberam atendimento este ano e estão sendo acompanhados pela equipe da unidade. Intitulada como a Central de Puericultura, a unidade busca o fortalecimento da Atenção Básica, promovendo apoio, assistência e cuidado com o ser humano em desenvolvimento, sobretudo no período que se segue ao nascimento do bebê. Por meio de uma equipe multiprofissional as mães também recebem orientações, a respeito das vantagens do aleitamento materno para o bebê e os cuidados necessários com os recém-nascidos.

“No próprio setor da maternidade do Hospital São Francisco de Assis ou na Unidade de Saúde da Família (USF) pela qual é assistida, a mãe já recebe o encaminhamento para realizar o acompanhamento médico de seu filho recém-nascido para a Central de Puericultura. Na unidade, mensalmente até o segundo semestre de vida, são feitas a pesagem, medição e consultas pediátricas com o intuito de verificar o desempenho físico e mental da criança. Com este trabalho, ampliamos o potencial para o desenvolvimento da fala, do trato respiratório, saúde auditiva, além dos fatores nutricionais e sociais da criança”, explicou a coordenadora do Policlínico de Fátima, Bruna Mathildes, que ressalta que Ministério da Saúde preconiza sete consultas a cada três meses, a partir do 1º ano de vida da criança.

Mãe pela segunda vez, a dona de casa Maria Teresa Alves leva agora a cada três meses sua filha de 10 meses, Kimberlly, na unidade para receber os cuidados e o acompanhamento médico, necessário. “É fato que os bebês têm a saúde mais delicada e por conta disso adoecem bastante, ainda mais no inverno, que está por aí. Me sinto mais tranquila com os constantes cuidados que minha filha recebe aqui na unidade, pois tem toda uma orientação profissional. A criança interage mais, tem uma supervisão melhor”, avaliou Maria Teresa.

Com uma equipe composta 15 médicos, cinco dentistas, dois técnicos de enfermagem e um enfermeiro o Policlínico de Fátima ainda realiza exames de prova de função pulmonar, eletrocardiograma e acompanhamento de úlcera arterial ou venosa.

O Policlínico de Fátima fica situado na Rua São Francisco de Assis s/nº, bairro de Fátima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *