Município realiza vacinação contra HPV e meningite C

Começou em Porto Real  nesta segunda-feira (19) e vai até 21 de julho, a Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação do Adolescente. As vacinas contra HPV e meningite tipo C serão disponibilizadas durante essa campanha. A atualização vacinal abrange ambos os sexos. No caso da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano), o público-alvo é o correspondente às meninas (9 a 14 anos) e aos meninos (11 a 14). Também serão vacinadas pessoas com HIV/AIDS, de 9 a 26 anos de idade. Já a vacina contra a meningite (Meningocócica C) é destinada aos adolescentes na faixa etária de 12 a 13 anos.

 “A vacinação contra o HPV previne doenças como o câncer do colo do útero, orofaringe e verrugas genitais. É importante levar o cartão de vacina e não há necessidade de acompanhamento do responsável. O dia D da Campanha será realizado no próximo dia 1º de julho. Estamos elaborando o cronograma e vamos divulgar dentro de alguns dias Todas as Unidades de Saúde da Família, Policlínica do Fátima e Central de Vacinas estão disponíveis, de segunda a sexta, das 8h às 17h, para a atualização vacinal”, esclareceu a coordenadora de Imunização, Kátia Virgílio.

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso e a transmissão acontece principalmente pelo contato sexual. A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: 6,  11,  16 e  18.

A vacina contra a meningite C até o ano passado era realizada em crianças aos 3 e 5 meses de idade, com um reforço aplicado até 2 anos de idade. A partir deste ano, o Ministério da Saúde incluiu um reforço da vacina para adolescentes de 12 a 13 anos.

Deixe um comentário