Hospital Municipal oferece acompanhamento nutricional para internados

Os pacientes internados no Hospital Municipal São Francisco de Assis, recebem diariamente, refeições baseadas em uma dieta balanceada. A assistência, que promove ricos valores nutricionais nas refeições servidas, visa atender as necessidades dos pacientes, muitos com restrições alimentares. Pacientes da clínica médica, pronto socorro, Mater (maternidade) e Centro de Terapia Intensiva (CTI) são acompanhados durante a permanência nas unidades.

As refeições balanceadas auxiliam na recuperação do paciente que está internado. “Elaboramos um cardápio, semanalmente para os pacientes internados e nos baseamos na lei da alimentação, que indica o consumo de alimentos vegetais, carboidratos, grãos e leguminosos em uma dieta diária. Fazemos ainda, a dietoterapia, que de acordo com visitas diárias nos leitos e da patologia de cada paciente, assim como seu respectivo hábito alimentar, prontuário e exames realizados, a equipe nutricional se baseia para prescrever a dieta”, explica a nutricionista do hospital, Tharcila Cazaroti. Ela afirma ainda que os alimentos são fornecidos, semanalmente por empresa contratada.

Segundo a nutricionista o cardápio é planejado pelo setor de nutrição do hospital e tem o preparo da alimentação auxiliado pelas cozinheiras e auxiliares, seguindo rígida higiene e qualidade. “São servidas seis refeições por dia, café-da-manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia compostos por vegetais dos tipos A, B e C (como verduras verdes, abóbora, chuchu, batata ou aipim), proteína (carne vermelha, branca ou omelete), arroz e feijão. Como sobremesa inserimos no cardápio frutas, gelatinas ou pudins que não contenham açúcares”, emenda.

De acordo com a nutricionista o atendimento é realizado individualmente no leito hospitalar e as refeições são servidas em bandejas exclusivas, sendo cada uma direcionada para uma ala específica de atendimento do hospital. As mesmas passam por criteriosos processos de higienização, evitando assim possíveis infecções.

Tanto pacientes quanto  acompanhantes e funcionários têm direito a essa alimentação saborosa e equilibrada. Três vezes por dia os acompanhantes recebem a alimentação, servida no refeitório da unidade. “Tanto o Estatuto do Idoso, quanto o da Criança e do Adolescente, preconizam acompanhantes para pessoas com mais de 60 anos e para menores de 18 anos”, declara a nutricionista.

Deixe um comentário