OPO Barra Mansa realiza primeira captação de órgãos no hospital da Unimed Resende

A OPO Barra Mansa (Organização de Procura de Órgãos), que funciona na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, realizou nesta quinta-feira dia 06, a extração de um fígado e dois rins. A cirurgia ocorreu no hospital da Unimed Resende, que teve a primeira extração de órgãos realizada. A captação dos órgãos foi considerada um sucesso pela equipe do PET (Programa Estadual de Transplante).

“É um marco na história de Hospital Unimed Resende poder contribuir para o Sistema de Transplantes do Rio de Janeiro, já que o estado tem registrado baixos índices de captação por habitante. Apesar de a captação ser feita por uma equipe externa, para que a doação seja viável, é preciso empenho e técnica da equipe do hospital para manutenção do paciente até o momento da intervenção ou os órgãos podem ser perdidos. E, nós, conseguimos cumprir bem esse papel”, declarou o coordenador da UTI do Hospital Unimed Resende, Luiz Alexandre Cabral Pinto.

Para o diretor administrativo da Santa Casa, Altair Carvalho, ações como esta são possíveis graças a OPO estar presente na região. “A OPO estar localizada aqui na Santa Casa, em Barra Mansa, é estratégico. Temos fácil acesso aos municípios vizinhos e é importante para contribuir com a doação de órgãos do estado”, acrescentou.

Deixe um comentário