Secretaria de Saúde recebe representantes da Academia Carioca

Promover ações de prevenção à saúde é uma das prioridades da Secretaria de Saúde de Volta Redonda e a Academia Carioca faz esse trabalho com excelência no município do Rio de Janeiro levando a prática esportiva para dentro das unidades básicas. A afirmação é do secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, que afirmou que o programa carioca também se encaixa na forma de governar do prefeito Samuca Silva. “Samuca quer implementar ações que perpetuem em benefício à população”, disse.

A secretária de Esporte de Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, articulou a visita dos representantes da Academia Carioca a Volta Redonda na manhã desta quinta-feira, dia 13. Ela vê no projeto oportunidade para uma parceria de sucesso entre sua pasta e a Saúde. “Conheço o valor que o Alfredo dá para o esporte. E usar a prática para prevenção e promoção de saúde trará melhor qualidade de vida para a população”, afirmou.

O programa Academia Carioca foi implantado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e hoje atende mais de 100 mil pessoas em 202 unidades básicas de Saúde, sendo 127 com a implantação de aparelhos de ginástica. “Mas o trabalho, que inclui visitas domiciliares aos usuários das unidades, não precisa dos aparelhos de ginástica para funcionar. As atividades físicas são variadas, vão de dança a capoeira”, disse a coordenadora do programa, Junia Cardoso.

“Atualmente, são 127 profissionais de Educação Física inseridos nas unidades de saúde promovendo boas ações para prevenção e promoção a saúde. Isto é, incentivando a prática de exercícios regular, a alimentação saudável, o controle do tabagismo e outras”, explicou Junia, citando números que provam o sucesso do programa. “Em 19% dos assistidos houve redução no uso de medicamentos; 94% apresentaram controle da pressão arterial; e 83% perderam peso”, completou.  

Deixe um comentário