Alexandre Serfiotis participa de Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

O XXXIII Conasems (Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) reuniu, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 12 e 15 de julho, secretários municipais de saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde. O deputado federal Alexandre Serfiotis participou do evento e acompanhou de perto os debates sobre o tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS”. Na programação constaram oficinas, seminários, cursos e mesas, que discutiram questões importantes do cotidiano do Sistema Único de Saúde, como a atenção básica, financiamento do setor e unificação de repasses com o estabelecimento das modalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018.

– Foi importante a discussão de todo o processo de transição a ser realizado em 2017 com planejamento ascendente e o processo de regionalização e organização da rede de atenção à saúde e o papel da participação da comunidade nesse planejamento. Outros itens interessantes foram a governança executiva por meio de consórcios, necessidade de integração dos sistemas de informação em saúde, gestão de custos e dos fundos municipais de saúde, cotidiano da participação da comunidade com o fim dos blocos de financiamento, assistência farmacêutica, gestão do trabalho e da educação em saúde, programa Mais Médicos, Judicialização da Saúde e relação com setor privado não lucrativo. Quem foi Secretário de Saúde como eu, por oito anos, sabe da importância deste tipo de evento – afirma Serfiotis.

Além desses temas aconteceram três oficinas com convidados para organização e institucionalização do observatório ibero-americano de políticas e sistemas de saúde, para dar continuidade ao projeto dos apoiadores regionais do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. O 33º Congresso do Conasems foi encerrado com o anúncio sobre a próxima edição. No ano que vem, João Pessoa, capital da Paraíba, vai sediar o 34º evento.

Durante o Congresso a nova diretoria do Conasems foi eleita com presença de aproximadamente mil secretários municipais de saúde. A eleição teve chapa única e reelegeu o atual presidente da entidade, Mauro Junqueira, que é Secretário de Saúde de Carmo de Minas. Ele agradeceu a presença dos secretários e a oportunidade de continuar o trabalho que vem sendo feito. “O Conasems não é do presidente, nem da diretoria, mas sim dos 5570 secretários municipais de saúde que são representados por esse conselho. Temos muito trabalho pela frente”, disse. 

– A diretoria eleita do CONASEMS estabeleceu a necessidade de um plano de trabalho que contemplasse as diversidades, as necessidades e os anseios de todos os gestores municipais das cinco regiões do país. Foi apresentada e submetida à plenária final as diretrizes elaboradas a partir dos relatórios de todas as atividades do congresso, que resultarão em um Plano de Ação – salienta Serfiotis.

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou a importância do Conasems que, segundo ele, se consolidou como um espaço de aprendizado, troca de ideias e experiênciasBarros disse que a entidade desempenha papel essencial no cenário da saúde pública brasileira e que os gestores municipais são imprescindíveis na luta pela universalização e garantia de acesso aos serviços de saúde. Para o ministro, os secretários municipais de saúde, pela complexidade da pasta que gerenciam, acabam talhados para postos mais altos. “Um exemplo disso é o deputado federal Alexandre Serfiotis. Foi secretário municipal de saúde durante oito anos e hoje é parlamentar”, disse.

Deixe um comentário