Fisioterapeutas da rede pública de Saúde de Volta Redonda recebem capacitação

Na manhã desta terça-feira, dia 8, 50 profissionais de fisioterapia da rede de saúde de Volta Redonda participaram do curso de capacitação sobre ventilação não-invasiva, que aconteceu no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso da Associação de Aposentados e Pensionistas. A capacitação foi promovida pelo Cemurf (Centro Municipal de Reabilitação Física), por meio da empresa que fornece o equipamento utilizado para o tratamento à Secretaria Municipal de Saúde. O aparelho é disponibilizado ao usuário pelo Ministério da Saúde, mas os fisioterapeutas devem ser capacitados para utilizá-lo e saber identificar quando há indicação para o uso.

 

Além dos profissionais do Cemurf, também participaram os fisioterapeutas do CER (Centro Especializado de Reabilitação); dos hospitais São João Batista e Municipal Munir Rafful; do programa Viver Melhor em Casa; e profissionais de saúde da AAP-VR, que cedeu o espaço para a realização do evento. Durante o curso foram abordados temas como as doenças que podem provocar a necessidade da ventilação não-invasiva e a importância desta técnica para garantir a melhor qualidade de vida ao paciente.

 

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, destacou que ao capacitar os profissionais de saúde, o município está alinhado à orientação do prefeito Samuca Silva. “Estamos preparando os nossos profissionais de saúde, pois estando mais capacitados e atualizados, o resultado será um atendimento com mais excelência para a população”, afirmou.

 

A fisioterapeuta do Cemurf, Renata Cristina Diniz, falou da importância do evento. “Palestra muito boa, interessante e de grande valor para nossa profissão e para o nosso trabalho do dia a dia. Esses encontros são importantes para agregar conhecimentos à nossa prática profissional”, disse.

 

Além da parte teórica, o palestrante também realizou a demonstração de como utilizar os equipamentos. Ana Stela Lomeu Jeremias, fisioterapeuta e enfermeira do Serviço de Pronto Atendimento, também elogiou a capacitação. “É sempre bom estar atualizado. A palestra foi excelente, teve um conteúdo bem rico e trouxe um conhecimento super atualizado sobre o tema. Vamos aplicar na nossa rotina diária”, disse.

 

 

“A tecnologia evolui muito rápido, então, temos que dar meios dos profissionais de saúde se especializarem. Precisamos acompanhar essa evolução para que a Saúde de Volta Redonda melhore cada vez mais”, enfatizou o prefeito Samuca Silva.   

Deixe um comentário