Ana Paula Rechuan cobra por regularização fundiária em Itatiaia e Porto Real

A deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB) esteve reunida nesta quinta-feira, dia 10, na sede do Iterj (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro), com a presidente do órgão, Elisabeth Mayumi, para acompanhar os trabalhos para a entrega dos 600 títulos de posse para moradores da Nova Conquista, em Itatiaia; e também para discutir os processos de regularização fundiária de bairros em Porto Real.

Conforme explica a deputada, os 600 títulos de posse da Nova Conquista já estão na Casa Civil do Governo do Estado e aguardam apenas o agendamento para a entrega. “Há mais de dez anos, os moradores da Nova Conquista lutam pela regularização fundiária. E na Alerj, tenho procurado formas de contribuir para finalização de todo o processo. Vamos conversar com o governador para que uma data seja agendada o mais breve possível”, comenta Ana Paula.

A presidente do ITERJ, Elisabeth Mayumi, destacou, no encontro, os planos de fazer um reflorestamento junto com a comunidade para revitalizar a área. “Essa articulação está sendo feita com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a concessionária Nova Dutra”, disse. A deputada também lembrou a necessidade de contrapartidas sociais para os moradores, e ressaltou a proposta de construção de uma creche na Nova Conquista, que já vem sendo estudada pela gestão do prefeito Eduardo Guedes (PMDB).

REGULARIZAÇÃO EM PORTO REAL – Em reunião com o agora prefeito de Porto Real, Ailton Marques (PDT), realizada em julho, a deputada recebeu pedido para fortalecer os trabalhos para a regularização de áreas na cidade. A parlamentar já vem solicitando, desde o início do mandato, à Secretaria de Estado de Habitação e Regularização Fundiária, o processo de posse para os moradores dos bairros Freitas Soares, Jardim das Acácias e Fátima, todos no município.

– Estamos cobrando cerca de 2.000 títulos de posse para os três bairros. A moradia é um direito constitucional e o Poder Público deve atuar para garantir a efetividade do direito à moradia a essas famílias. Estou ao lado do prefeito Ailton Marques nesta luta para essas áreas e outras em Porto Real. No próximo dia 23, o prefeito estará no Iterj conversando sobre o assunto – comenta a deputada Ana Paula Rechuan.

De acordo com a deputada, o ITERJ irá colaborar com os estudos de mapeamento topográfico, levantamento social das famílias, entre outros pontos necessários para dar prosseguimento ao processo. “Vamos oferecer treinamento técnico à equipe da prefeitura, além da implantação de cursos profissionalizantes e um espaço com equipamentos de trabalho, como um coworking, para os moradores da região”, destacou a presidente Elisabeth Mayumi.

Deixe um comentário