Prefeitura anuncia conclusão da limpeza do Ribeirão dos Quatis

A limpeza do Ribeirão dos Quatis, que começou em junho, foi concluída recentemente, através de uma parceria da prefeitura com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, via INEA (Instituto estadual do Ambiente). Divulgada na manhã desta sexta-feira, pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB), a conclusão da retirada de lixo e entulho do manancial é considerada pela administração municipal como “mais uma medida preventiva de fundamental importância contra as chuvas, cujo período crítico está se aproximando”. As chuvas costumam ocorrer com mais intensidade no período de outubro a março.

O prefeito explicou que mais de dois quilômetros do Ribeirão dos Quatis foram atendidos com a limpeza que acaba de ser realizada por duas máquinas do INEA, através do Programa Limpa Rio. Situado na área central do Município, este manancial passa pelos bairros Barrinha, Mirandópolis, Pilotos, Biquinha e Centro, além de um pequeno trecho da comunidade de São Benedito. Durante quase dois meses, as máquinas retiraram detritos das laterais e do fundo do ribeirão, possibilitando que a calha do manancial voltasse ao seu tamanho normal.

– Com o apoio de autoridades estaduais e municipais, a Prefeitura de Quatis conseguiu a liberação dos equipamentos para que a limpeza do Ribeirão dos Quatis pudesse ser feita antes que chegasse o período considerado crítico das chuvas. A retirada de lixo do ribeirão amplia as ações da nossa administração com o objetivo de diminuir os riscos de transtornos em razão das chuvas. Isso sem contar o fato de que o Ribeirão dos Quatis é um dos patrimônios naturais do nosso Município – disse o prefeito.

Além do Ribeirão dos Quatis, as máquinas cedidas pelo INEA em junho foram utilizadas também na retirada de detritos de outros dois mananciais da cidade: as represas dos Limas e do Lavapés, que passam pelos bairros Santa Bárbara e Centro, respectivamente. Estas represas são duas das três fontes de captação usadas pela prefeitura no abastecimento de água da população. A outra é o Rio Paraíba do Sul.

 Esta é a segunda vez em menos de três anos que o Ribeirão dos Quatis passa por serviços de limpeza. Em 2014, durante o primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza, o manancial já tinha sido atendido pelo Programa Limpa Rio com a retirada de lixo e entulho. Por se tratar de área ambiental, toda e qualquer ação no ribeirão precisa ser autorizada pelos técnicos do INEA.

– Fazemos um apelo à população para que colabore com a prefeitura visando manter o Ribeirão dos Quatis limpo de forma permanente. Infelizmente, ainda nos deparamos com lixo e entulho lançados no manancial. A colaboração do cidadão é importante não apenas para preservar a qualidade de vida da população e o meio ambiente, mas contribui de forma direta para evitar possíveis problemas decorrentes das inundações que o acúmulo de lixo pode ocasionar – disse Bruno.

O prefeito reafirmou ao seu agradecimento ao governador Luís Fernando Pezão (PMDB); aos deputados estaduais Ana Paula Rechuan (PMDB) e André Correia (DEM), secretário estadual de Meio Ambiente até o ano passado; e aos vereadores Vitinho (PROS), Fernando Maninho (PTdoB) e Edmilson do Forte (PMDB). Segundo ele, “essas autoridades também participaram diretamente das gestões junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro que resultaram na liberação das máquinas por parte do INEA”.

Deixe um comentário