Oficina orienta estudantes sobre resíduos sólidos e coleta seletiva

Sessenta estudantes da rede pública de ensino que integram o projeto Oficina de Florestas, desenvolvido pela Fundação Confiar, vão participar nesta quinta-feira, 24, de uma aula teórica e uma oficina sobre um dos temas mais importantes da atualidade: a gestão dos resíduos sólidos. A aula, ministrada pelo corpo técnico da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), será realizada no Galpão dos Catadores, ao lado do Parque de Exposições, no bairro Morada da Colina. Já a oficina, que abordará a importância do reaproveitamento dos materiais recicláveis, acontecerá na sede do Confiar, na Av. Resende-Riachuelo, s/nº, também na Morada da Colina.

De acordo com a Agência do Meio Ambiente, os alunos, que têm entre 14 e 17 anos, serão divididos em duas turmas de 30 componentes cada uma e as atividades acontecerão das 8h30 às 10h30, e das 14h30 às 16h30. A ideia é que, durante a aula sobre gestão de resíduos sólidos, os estudantes sejam orientados sobre as melhores práticas a serem adotadas no dia a dia visando aumentar a vida útil do aterro sanitário, entre outras dicas. Já durante a oficina de reaproveitamento, os alunos aprenderão a customizar um caderno, que vai funcionar como uma espécie de diário de bordo onde eles poderão anotar todas as informações que receberem durante o projeto.

A capacitação dos estudantes faz parte de um convênio assinado em maio entre a Prefeitura e a Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e que prevê, entre outras ações, a revitalização e o aumento da produção de mudas no Horto Municipal. No total, a formação terá 40 horas sobre os mais diversos assuntos ligados ao meio ambiente.

De acordo com o presidente da AMAR, Wilson Moura, esta é a terceira capacitação oferecida aos integrantes da Oficina de Florestas. A primeira foi realizada em julho com o tema “Recursos Hídricos”. Já a segunda aconteceu após o recesso escolar e teve como tema “Funcionamento do Horto – Produção e Doação de Mudas”.  

Deixe um comentário