Saae BM realiza Operação Limpeza Urbana

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barra Mansa, através da Coordenadoria de Resíduos Sólidos, iniciou nesta semana a Operação Limpeza Urbana. Já realizada na região central da cidade desde o início do ano, a ação, desta vez, será feita nos principais acessos de Barra Mansa até ao final de setembro.  Os serviços consistem em capina, roçada, raspagem de terra, limpeza de bueiro, poda de arbustos, pintura de meio fio e remoção de entulhos e volumosos.


De acordo com o Coordenador de Resíduos Sólidos, Jackson Rabelo, os locais de atuação da equipe são os bairros Boa Sorte, Abelhas, Albo Chiesse, Cotiara, Bocaininha, Presidente Kennedy e Via Sérgio Braga. Depois de concluído o trabalho nessas áreas, o serviço se concentra na região central. “Iremos preparar a cidade para seu aniversário, em outubro, estenderemos por todos os bairros, principalmente pontos de ônibus, junto aos colégios, escolas e postos médicos”.

 

Ainda segundo Jackson, a atividade se tornou viável com a chegada de um efetivo de 47 pessoas que foram contratadas diretamente pela autarquia, por um período de seis meses. Mas o coordenador pede também a ajuda da população, para evitar de jogar lixo nas ruas e manter a cidade limpa.


“Precisamos prevenir a cidade de possíveis alagamentos e até minimizar o efeito de enchentes no período de chuvas, como proliferação de vetores, ratos, baratas, mosquitos, bem como evitar o entupimentos das redes de drenagem.” diz.

 

A disposição de entulhos nas vias públicas ou margens de rios e córregos, é considerado crime ambiental e se a pessoa for denunciada ou pega, pode ser processada por crime ambiental, como em lei federal 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e na lei municipal 3276/2002.

 

“O Prefeito Rodrigo Drable nos orienta e cobra para que mantenhamos o visual da nossa cidade bonito. Isso nos beneficia, pois todo mundo quer viver em um ambiente mais limpo. Para isso é necessário que a população também se insira, porque a manutenção dessa limpeza é dever de todos nós”, finaliza.

Deixe um comentário