Expo Bike acontece no próximo domingo, em Barra Mansa

A prefeitura, em parceria com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL), realiza neste domingo, dia 17, o UBM Expo Bike. A partir das 8h, até as 13h, uma programação completa para os adeptos e simpatizantes do mountain bike será disposta no Campus Barra Mansa. Durante o evento, materiais de bike serão expostos, através de lojas do ramo da região que participarão do encontro. Além disso, a trilha de mountain bike do UBM será reaberta.

De acordo com o gerente de Juventude da SMJEL, Barra Mansa possui quatro mil ciclistas e precisa de um lugar seguro para a prática do esporte. “Nosso objetivo é fomentar a modalidade no município. Estamos com a ideia de a partir do ano que vem realizar um torneio municipal de mountain bike e, quem sabe, fazer parte das etapas que compõem o Campeonato Estadual”, disse 

 

A trilha tem um trajeto de aproximadamente três quilômetros e será reaberta para a modalidade XCO (Cross Country Olímpico) do mountain bike. “A pista só possui subidas e descidas, não tem plano e é bem curta. Envolve muita técnica por parte dos ciclistas pela característica pesada que fazem parte da modalidade”, afirmou Marco.

 

A modalidade XCO é olímpica e funciona em circuitos, alternando em trechos mais específicos, como terrenos acidentados e uma topografia com muitos aclives e declives. É uma modalidade mais radical que a maratona e, normalmente, as corridas são disputadas em grupo.

 

A dificuldade técnica é bem mais alta do que e outras modalidades, exigindo mais experiência do ciclista. O esportista não precisa de tanta resistência física em comparação com outros estilos do mountain bike, mas é necessário maior potência muscular para superar partes técnicas e mais difíceis do trajeto.

 

 

Treino aberto acontece nesta quarta; ciclistas precisam assinar termo de responsabilidade

 

 

Antes da Expo Bike, ciclistas poderão fazer um trabalho de reconhecimento na pista nesta quarta-feira, dia 13, pela manhã. Segundo Marco, algumas exigências serão necessárias para que os praticantes participem do evento. “Eles terão que assinar um termo de responsabilidade com o UBM, além de serem responsáveis pelos próprios equipamentos de segurança e hidratação. A bicicleta também precisa estar em bom estado, com freios, rodas e câmbio trabalhando com perfeição”, finalizou o gerente da juventude.

Deixe um comentário