Campanha Nacional de Multivacinação vai até dia 22 de setembro

A Campanha Nacional de Multivacinação começou na segunda-feira, dia 11 e vai até o dia 22 de setembro, sendo o sábado, dia 16, o Dia D de Vacinação. A Secretaria de Saúde de Volta Redonda está oferecendo doses em todas as unidades de Saúde e de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira e no sábado de mobilização, das 8h às 16h30.

O público alvo da campanha é crianças e adolescentes menores de 15 anos. “A estratégia é atualizar a Caderneta de Vacinação, de acordo com o calendário nacional, melhorando a cobertura vacinal. Este ano, seguindo orientação do Ministério da Saúde, também vamos vacinar contra Influenza durante a campanha. Podem ser imunizados contra o vírus da gripe, crianças de seis meses e jovens de até 15 anos e também gestantes, que não tenham tomado a vacina neste ano”, afirmou Dr. Alfredo Peixoto.

Entre as vacinas disponíveis estão as que são contra meningite; poliomielite; hepatites A e B; e tetra viral, que previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela; e HPV. Todos os pais e responsáveis devem levar as crianças e adolescentes à unidade de saúde mais perto de sua casa para avaliação da situação vacinal. “A adesão à campanha contribui na redução da incidência de doenças imunopreviníveis e até na erradicação das mesmas”, lembrou Dr. Alfredo.

A dona de casa Wendy Ely de Souza ganhou de presente da mãe uma caderneta de vacina toda decorada com crochê. Ali ela anota tudo e não perde as datas das vacinas de seus filhos.

“Eu fico com o coração gelado quando minha filha de apenas quatro meses precisa tomar as vacinas. Mas eu sigo a risca o calendário de vacinação. Eu sei o quanto é importante para o desenvolvimento deles”,disse.

Deixe um comentário