Porto Real investe em planejamento urbano

Porto Real vai realizar uma série de serviços de infraestrutura, que irão beneficiar diversos bairros. A retomada dos projetos de urbanização, que será possível graças a um convênio firmado com Ministério das Cidades, aconteceu na noite desta segunda-feira (11/9), com a assinatura da ordem de serviço de início do Programa de Planejamento Urbano, em evento no bairro Freitas Soares. Os recursos para as obras, que são extraorçamentários, foram indicados ao ministério das Cidades pelo deputado federal Alexandre Serfiotis, em 2015. O ato público foi prestigiado pelos vereadores Lulinha, Valcir da Silva, Cláudio Guimarães, Paulo Cesar e Fernandinha, além de secretários municipais e lideranças comunitárias.                       

De acordo com a Prefeitura os trabalhos da primeira fase devem começar ainda esta semana em obra que engloba toda a Avenida B, o acesso ao viaduto da linha férrea e um trecho do Jardim das Acácias. O Programa de Planejamento Urbano também prevê a pavimentação e sinalização de ruas no bairro Parque Mariana e no Centro, em um total de R$ 1,9 milhão em investimentos na cidade. “Além do asfaltamento, faremos a sinalização vertical e horizontal, para melhorar a segurança de motoristas e pedestres. Estas obras estão no planejamento de governo que fizemos com o prefeito Jorge Serfiotis e que agora tenho a missão de conduzir”, informou o prefeito Ailton Marques.

A Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Infraestrutura prevê ser possível concluir as obras em seis meses, mas não descarta o término antes mesmo desse prazo e adiantou já estar trabalhando em novos convênios na área do saneamento básico. Além disso, tem projetos também para construção de área de lazer e na urbanização da Avenida Renato Monteiro, que liga o Hospital Municipal ao Polo Industrial.

O deputado federal Alexandre Serfiotis destacou seu compromisso com a cidade e ressaltou que no pacote de obras que serão realizadas estão diversos serviços solicitados pelo pai ainda em 2015, Jorge Serfiotis. “Em 2015 ele não era prefeito, não sabia se seria eleito em 2016 e mesmo assim me pediu para conseguir estes recursos”, recordou, bastante emocionado ao lembrar a perda recente do ex-prefeito, velado no Ginásio Poliesportivo Tande, no bairro Nova Colônia, em cerimônia que teve o comparecimento de milhares de pessoas. “Tenho muito orgulho de representar Porto Real e a região na Câmara dos Deputados para conseguir obras importantes como esta”, afirmou o parlamentar.

Alexandre Serfiotis rememorou com orgulho a trajetória do pai e salientou que, na política, sua atuação modificou o cenário de Porto Real. “Jorge Serfiotis, comerciante aposentado, começou a carreira política em 1988, quando foi eleito vereador, Naquele momento Porto Real ainda era distrito de Resende. Reeleito em 1995, teve papel fundamental na emancipação do nosso distrito, sendo o primeiro a assinar o pedido de plebiscito encaminhado para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que culminou no desmembramento de Resende. Foi eleito prefeito em 2004, com 50% dos votos, e reeleito em 2008, com quase 70% dos votos. No ano passado foi eleito novamente, com 54% dos votos. Ao todo foram 364 grandes realizações, que vão do Horto Municipal ao Hospital Municipal São Francisco de Assis. Promoveu a urbanização de praticamente todos os bairros da cidade, que ganharam quadras poliesportivas, escolas, creches, praças, Quiosques do Saber, unidades de saúde, Centros de Referência de Assistência Social, iluminação, entre outras melhorias e reformas”, disse o deputado.

Alexandre Serfiotis ressaltou que o pai investiu também em obras de infraestrutura, como redes e estações de tratamento de água e esgoto, além de canalizações e drenagens de áreas alagadiças. “Ele também ficou marcado pelos eventos esportivos e culturais que movimentaram a cidade, como as festas de Peão Boiadeiro, Festa da Cultura Italiana, Expo Real, torneios de Showbol, futebol, entre outros. Como resultado de todo este trabalho, o município se tornou referência de qualidade de vida e vencedor de diversos prêmios de gestão. No ranking da Firjan, Porto Real alcançou a primeira colocação em saúde, no período em que contribui como secretário municipal de Saúde. O prefeito Jorge Serfiotis mereceu ainda prêmios de destaque na gestão, como Brasil América, OMEMP, Instituto Biosfera, a medalha Imperador Dom Pedro II de Mérito Educacional, entre várias outras homenagens. Fica a saudade da família e dos amigos, mas também um orgulho enorme por todas estas realizações”, conclui Alexandre Serfiotis.

Deixe um comentário