Duas mil pessoas participam do Detran Presente na Ilha São João

Há mais de oito anos, a dona de casa Márcia Folli Freitas de 40 anos esperava a oportunidade de trocar sua carteira de identidade. E conseguiu neste sábado, dia 30, no programa Detran Presente, uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e Governo do Estado. “Fui bem atendida e, agora, tenho no documento o sobrenome do meu marido. Consegui economizar mais de R$ 40. Quero agradecer a prefeitura e o Detran”, resumiu ela, que fez a identidade do seu filho de sete anos.

Márcia Folli e mais duas mil pessoas participaram do programa. O governo municipal apoiou o programa Detran Presente, cedendo à Ilha São João. O prefeito Samuca Silva esteve com o presidente do órgão estadual, Vinicius Farah, e deputado estadual Gotardo, que solicitou a vinda do programa ao município. Volta Redonda foi o primeiro município do Sul Fluminense a receber o programa.

Samuca Silva destacou a importância da centralização dos serviços públicos: “O atendimento à população é fundamental, num momento em que o Governo do Estado e as prefeituras estão precisando dar uma resposta aos moradores. A prefeitura fica honrada em receber esse evento. Principal interesse é a população que quer a centralização destes serviços. Queremos reunir no mesmo local serviços da Prefeitura de Volta Redonda, do Detran e da União”, disse o chefe do Executivo, que ofereceu ao presidente do órgão estadual a subprefeitura do Retiro para essa centralização de serviço. 

A ideia do programa é facilitar a vida da população, tanto de Volta Redonda quanto do Sul Fluminense:“Estamos levando nossos serviços com modernidade e eficiência para atender ao maior números de cidadãos”, afirmou Vinicius Farah.

Segundo ele, uma das novidades desta edição foi o serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os motoristas que realizarem todo o processo, inclusive os exames médicos e psicológicos, até as 13 horas, puderam receber o seu documento no mesmo dia. Durante o Detran Presente é possível fazer a renovação da CNH. Até agora, em todas as edições, já foram emitidas 2.150 carteiras, conforme divulgou o Detran.

Além disso, os moradores puderam emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão.

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 14 cidades, em 18 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré Francisco Bicalho e Aterro do Flamengo), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo e Niterói

Deixe um comentário