Unidades de Saúde de Volta Redonda terão horário estendido para o Outubro Rosa

A dona de casa Simone Silva, moradora do bairro Santo Agostinho, é um exemplo a ser seguido. No primeiro dia da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer ginecológico e de mama, ela já estava na Policlínica da Mulher, no Aterrado, para fazer os exames de rotina. “Tenho a mamografia e o preventivo sempre em dia. Faço os exames anualmente”disse.

 

Porém, o caso da Simone é uma exceção. Para divulgar a importância da prevenção, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda participa da campanha mundial Outubro Rosa com programação especial até o próximo dia 31. Um café da manhã na Policlínica da Mulher, com orientações às usuárias, nesta segunda-feira, dia 02, marcou o lançamento da campanha.

 

“Mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama é o principal objetivo do Outubro Rosa. Vamos promover ações para divulgar a oferta de exames, que é intensificada no mês de outubro para o público alvo da campanha. A mulher, às vezes, cuida de todos e se esquece da própria saúde”afirmou o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.

 

Entre as ações programadas para o Outubro Rosa está a realização de palestras em locais estratégicos da cidade para captação do público alvo da campanha, que é formado por mulheres entre 25 e 65 anos para o exame preventivo (papanicolau) e de 50 a 69 anos para mamografia.

 

A equipe da Secretaria de Saúde irá a empresas, entidades beneficentes, CRAS (Centros de Referência à Assistência Social) e outros locais para divulgar o Outubro Rosa. E qualquer grupo que quiser solicitar a palestra pode entrar em contato pelo telefone 3339-9654. 

 

A dona de casa, Línea da Silva Lima Cordeiro, moradora do Eucaliptal, acha importante o trabalho de divulgação. “Estou há dois anos sem fazer os exames de rotina. Estou hoje aqui na Policlínica da Mulher por outro motivo, mas o evento do Outubro Rosa me lembrou da prevenção”disse.

 

Também está programada uma caminhada pela prevenção, no sábado, dia 28 de outubro, que será realizada em parceria com a Secretaria de Política para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda e o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer). A concentração está marcada para as 9h, na Praça Pandiá Calógeras (em frente à Escola Técnica), na Vila Santa Cecília, e vai até a Praça Brasil, no mesmo bairro.

Na Praça Brasil, será montado estande com profissionais da Secretaria de Saúde para dar informações e tirar dúvidas sobre os exames para diagnosticar os cânceres de colo de útero e de mama.

 

HORÁRIO DIFERENCIADO – Para atender maior número de mulheres, a campanha terá o Dia D no sábado, 07 de outubro, quando todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, além da Policlínica da Mulher, vão disponibilizar o exame preventivo (papanicolau), das 07 às 17h.

Além do Dia D, as unidades da Atenção Básica vão funcionar durante todo o mês com horário estendido, de acordo com a demanda de cada uma. A Policlínica da Mulher também terá uma noite por semana para atender as funcionárias da Prefeitura de Volta Redonda.

Deixe um comentário