Outubro Rosa: Prefeitura promove ações de prevenção ao câncer de mama

A campanha nacional de combate ao câncer de mama  foi aberta em Resende nesta segunda-feira, 2,  com ações  educativas da Secretaria Municipal de Saúde, realizadas no  Ambulatório Especializado  da Mulher Dra. Zilda Arns. Durante todo o mês de outubro estão programadas para o local, diversas atividades direcionadas à prevenção conta a doença. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Resende também está participando da campanha preventiva do câncer de mama, com a sinalização de objetos dentro da unidade, como a caixa de sugestões, revestida da cor rosa, para atrair a atenção do público feminino.

De acordo com a coordenadora do Programa Assistência Integral à Saúde da Mulher de Resende,  enfermeira Graice Barros, ao longo do mês de outubro também serão realizados exames clínicos da mama e exames preventivos do colo do útero. A secretaria de Saúde recomendou aos atendentes dos postos da rede municipal que utilizem lembretes alusivos aos exames que estão sendo realizados no Ambulatório Especializado.

O Ambulatório é especializado em mastologia, patologia cervical, acompanhamento e pré-natal de alto risco. Está aberto diariamente, na Rua Pintor Nunes de Paula, 57, Centro, das 8h às 17h

– Estamos abertos para receber todas as mulheres e responder a qualquer tipo de dúvida da população. A prevenção e o acompanhamento são fundamentais. Toda mulher deve fazer. Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria paciente, ao palpar as mamas – explica a enfermeira Graice Barros.

DICAS PARA REALIZAÇÂO DO AUTO EXAME CONTRA O CÂNCER DE MAMA:


1 – De pé em frente ao espelho, observe o bico dos seios; superfície; o contorno das mamas.


2 – Ainda em pé em frente ao espelho, levante os braços e observe se o movimento altera o contorno ou a superfície das mamas.

3 – Deitada, com a mão direita, palpe a mama direita. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.


4 – Deitada, com a mão esquerda palpe a mama direita. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.


5 – No banho, com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama.

Deixe um comentário