Resende recebe serviços do mutirão Detran Presente

Os moradores de Resende que quiserem colocar seu documento de identidade em dia e os motoristas que quiserem regularizar os documentos do seu veículo terão, nesta quinta-feira, dia 19, uma grande oportunidade de resolver todas essas pendências com a realização do Detran Presente. O mutirão, que já fez mais de 40 mil atendimentos no Estado, será realizado das 9 às 16h, em dois pontos da cidade: no Posto de Vistoria do Detran, no bairro Jardim Jalisco, e no Posto de Atendimento, localizado no Shopping Pátio Mix.

De acordo com o órgão, no Posto de Vistoria, localizado na Rua Macedo Miranda, 63/64, no bairro Jardim Jalisco, serão realizados os serviços de vistoria, abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. Neste local serão atendidos todos os 650 carros que tiveram suas vistorias agendadas de sexta-feira, dia 13, até a próxima quinta-feira, dia 19. Já no Posto de Atendimento do Shopping Pátio Mix serão realizados os serviços de habilitação e o atendimento para retirada da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade.

O objetivo da iniciativa, segundo o Detran, é agilizar o atendimento à população afetada pelas paralisações promovidas pela empresa terceirizada que presta serviço em alguns postos de atendimento do Estado, em especial aqueles localizados nas regiões Sul Fluminense e Médio Paraíba, que são as mais impactadas. Cerca de 150 funcionários participarão do mutirão nesta quinta-feira em Resende. A iniciativa de trazer o mutirão para a cidade foi aprovada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz.

– A vinda deste mutirão para Resende é bastante positiva, pois muitos motoristas estão com seus veículos em situação irregular porque não conseguem agendar serviços essenciais, como a vistoria anual, por exemplo, e podem ser penalizados durante a realização de blitz. O Detran Presente vai possibilitar que muita gente coloque sua vida em dia – disse o prefeito.

De acordo com o órgão, o serviço mais procurado durante o mutirão é a emissão de Carteiras de Identidade, sendo que nas 22 edições realizadas, já foram emitidos 7.849 documentos. Em segundo lugar vem a vistoria anual de veículos, com 5.586 regularizações feitas até agora. A abertura de recursos contra multas também tem grande procura no mutirão. Até o momento, 3.256 pedidos já foram abertos durante os eventos.

“O Detran Presente foi criado há cinco meses e já passou por 17 cidades, entre elas Três Rios, Vassouras e Volta Redonda onde foram realizados quase três mil atendimentos. Em Resende não será diferente. Vamos levar agilidade e modernidade para que a população possa seguir em frente”, disse o presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah.

Serviços oferecidos – Durante o mutirão, serão oferecidos os seguintes serviços: emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade; renovação da Carteira Nacional de Habilitação; vistoria anual de veículos; emissão do licenciamento anual sem vistoria; e abertura de recursos contra multas e processos de suspensão (confira a lista completa no site www.detran.rj.gov.br). O Detran alerta que, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para os interessados.

Os serviços de primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não precisam de agendamento. Já o licenciamento anual, emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira de Habilitação, devem ser agendados pelo site ou telefone: 0800-0204040.

Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas Carteiras de Habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda via gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da CNH. Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir a carteira.  Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

 

Detran também oferecerá exames médicos e psicológicos

Os cidadãos também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. O exame toxicológico não será oferecido. No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.

Serviço:  

DETRAN PRESENTE – RESENDE

19 de outubro – Quinta-feira

Horário: 9h às 16h

Locais: Posto de Vistoria do Detran (Rua Macedo Miranda, nº 63/64, bairro Jardim Jalisco); e Posto de Atendimento do Shopping Pátio Mix (Av. Dorival Marcondes Godoy, 500, loja 1.115)

Agendamentos:  Os interessados em utilizar os serviços devem fazer seu agendamento pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelo telefone 0800-0204040

Deixe um comentário