Atletas de alto rendimento participam de provas de ciclismo em Resende

A estrada que circunda a fábrica da Nissan, no Polo Industrial de Resende, e que está acostumada a servir veículos que circulam sobre quatro rodas, vai ser invadida por centenas de bikers este fim de semana. O motivo é a realização, no local, de duas importantes provas do ciclismo do Estado do Rio de Janeiro: a segunda e terceira etapas do Circuito UFF Rio Ciclismo. A competição, que deve reunir mais de mil atletas na cidade, é fruto de uma parceria entre as Federações de Triathlon e de Ciclismo do Estado do Rio, com o apoio do Ministério do Esporte, através da Universidade Federal Fluminense.

De acordo com a programação, no sábado, dia 21, das 8 às 17h, será realizada a segunda etapa da prova contrarrelógio, competição individual que se caracteriza pela velocidade, vencendo o circuito o ciclista que fizer o percurso em menos tempo. Já no domingo, 22, das 8 às 13h, acontecerá a terceira etapa do circuito resistência. As duas provas, que reúnem atletas de alto rendimento de várias cidades brasileiras, figuram em destaque na agenda de outubro da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). As provas terão um percurso de aproximadamente 8 quilômetros e os vencedores receberão premiação em dinheiro, além de medalhas.

De acordo com o diretor-técnico do circuito e ex-presidente da Confederação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Santos, a escolha de Resende para abrigar a competição ocorreu porque o local possui toda a infraestrutura necessária para abrigar as duas provas: contrarrelógio e de resistência, com todo o percurso sendo utilizado exclusivamente por ciclistas durante a competição.

– Digo que quem planejou este complexo, que tem como foco a produção de veículos sobre quatro rodas, pensou também nos ciclistas, pois a qualidade do asfalto é ótima e o circuito é ideal para a prática do ciclismo – disse Santos.

Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jorge Alberto Moisés, a realização da competição está recebendo todo o apoio da Prefeitura, que está se responsabilizando pela limpeza da área e também fará a segurança dos competidores e do público através da Guarda Municipal. Além disso, a Prefeitura também disponibilizará uma ambulância para o local, e a equipe da Secretaria de Esporte e Lazer dará total apoio ao evento.

– É uma honra para a nossa cidade receber duas provas deste nível, com a presença de atletas de alto rendimento de todo o país. Por isso, não estamos medindo esforços para contribuir para a realização dessa competição, pois sabemos da sua importância para o cenário esportivo – disse Jorge Alberto.

Deixe um comentário