Fórum Municipal discute Educação Infantil do município

As demandas e as conquistas da educação infantil em Itatiaia foram os assuntos discutidos na manhã de hoje (20), durante o Fórum Municipal de Educação, realizado no plenário da Câmara Municipal, no Centro. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Conselho de Educação, aconteceu de 8h às 12h, reunindo professores, diretores, comunidade escolar, autoridades municipais e sociedade civil.

O objetivo do Fórum, cujo tema foi “Conquistas e desafios na Educação Infantil”  foi dar transparência as ações do Plano Municipal de Educação de Itatiaia, que tem vigência de 10 anos, e expor os trabalhos futuros.

– A importância de nos reunirmos foi  a plena realização do Fórum. Que é um aspecto legal.  Vale ressaltar que é de extrema importância dar visibilidade as metas que foram estabelecidas no Plano Municipal de Educação, juntamente com as metas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de dar transparência e promover a participação dos diversos segmentos da sociedade – disse a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Diene Motta.

Logo após cerimônia de abertura, os profissionais da rede puderam participar de uma reflexão sobre a “Importância da Educação Infantil para o Desenvolvimento da Criança”, conduzida pela a psicóloga, Eliane Santos, que ressaltou o quanto o trabalho de educação infantil  é fundamental  para a alfabetização e formação das crianças.

O assunto também foi destacado pelo Secretário de Educação, Amarildo Veiga Ferri, que lembrou ainda que o município está buscando ampliar o atendimento nas creches.

 – Estamos discutindo e buscando soluções para essa demanda tão importante da educação que é a da Educação infantil. Temos certeza que as crianças que forem bem educadas nas creches e pré-escolas o desenvolvimento delas no ensino fundamental e na preparação para a vida será muito melhor. Então hoje buscamos ampliar esses atendimentos com muita qualidade no ensino.  A nossa missão também é construir centros de educação infantil e capacitar sempre os profissionais para atuarem nessa primeira fase da educação que é tão importante na formação da criança, disse o secretário.  

O encontro contou ainda com um momento dedicado a análise da ‘Meta 1 da Educação Municipal’ que era de atender 100% da população de 4 a 5 anos até 2016, já cumprida pelo município, e a ampliação do atendimento da demanda em no mínimo 50%  da população de 0 a 3 anos até o 2024.

Em atendimento a demanda das crianças de 0 a 3 anos, a  Secretaria de Educação apresentou os número já alcançados  e também os projetos  de unidades escolares a serem construídos ou ampliados para suprir a meta, como  a construção da Escola de Educação Infantil do bairro Jardim Itatiaia e as ampliações das creches municipais Celina Alves e Antônia dos Santos Paiva. Sendo que está última já passou por uma ampliação recentemente e já tem outra programada.

Deixe um comentário