Barra Mansa promove Dia de Prevenção Contra o Câncer de Mama e Colo do Útero

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando ações em alusão ao Outubro Rosa, movimento mundial que visa chamar atenção para realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Neste sábado, dia 28, será realizado o Dia de Prevenção Contra o Câncer de Mama e o Colo do Útero, um mutirão de atividades que ocorrem em diversos pontos da cidade.

 

Nas unidades de saúde, haverá coleta de exame preventivo do colo do útero, exame clínico das mamas, conscientização e teste rápido para sífilis. Já o Hospital da Mulher estará aberto também para exame preventivo e clínico, além da solicitação da mamografia. Os locais funcionarão das 8 às 17h.

 

Segundo a gerente de Atenção Primária, Mariana Sobreira, é importante que as mulheres se dirijam às unidades de saúde para realizarem os exames. “Nosso objetivo é prevenir o aparecimento do câncer, seja no colo do útero ou na mama. Através dos exames, tanto de mamografia quanto do preventivo, é possível detectar o tumor em fase inicial, realizando o tratamento e elevando as chances de cura”, destacou Mariana.

 

Durante todo o dia, equipes do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) estarão no Hospital da Mulher, oferecendo orientações à população para a realização do autoexame da mama, além do teste rápido para sífilis.

Deixe um comentário