Casa da Cultura prepara Festival Quilombola Gastronômico e Cultural em Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Assessoria Especial de Cultura, está preparando um evento especial para celebrar o mês da Consciência Negra e a identidade dos Quilombos. O Festival Quilombola Gastronômico e Cultural acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, na Casa da Cultura, a partir das 11h.

O objetivo do Festival é resgatar e valorizar a produção artística, a culinária e os bens culturais desenvolvidos a partir dos quilombos, valorizando a forte influência e contribuição para a cultura brasileira.

A programação contará com desfile e concurso da Miss Beleza Negra, capoeira, roda de samba, workshop de turbante, show de prêmios, debate e roda de conversa e um cardápio variado com pratos típicos dos quilombos do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, o Festival irá valorizar a cultura africana e toda a produção que foi desenvolvida no Brasil com a mistura de povos e a vinda do povo afro.

– O festival surgiu com um pedido da dona Neuzinha que nos procurou querendo fazer uma festa que falasse sobre a consciência negra. Espero que essa festividade entre para nosso calendário anual de eventos, pois temos como meta estimular grupos e entidades que colaborem para que nossa cultura tenha identidade. Estamos buscando a ampla participação da comunidade para que cada evento tenha sentido e crie o sentimento de pertencimento, pois assim vamos valorizar nossa identidade, nossa história e resgatar diversas características culturais que ficaram esquecidas, ou se perderam com o tempo – explicou o Assessor.

O Festival Quilombola será realizado em parceria com diversas organizações da sociedade civil e órgãos públicos como a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Concurso Miss Beleza Negra Itatiaia

Dentre as atrações do Festival, acontecerá no dia 19, das 16h às 20h, o Concurso Miss Beleza Negra. Voltado apenas para as moradoras de Itatiaia, o concurso contará com 03 categorias: infantil (de 04 a 11 anos), teen (de 12 a 17 anos) e adulto (a partir 18 anos).

Para participar, a interessada deve se inscrever na Casa da Cultura até o dia 09 de novembro, das 8h às 16h. As candidatas menores de 18 anos deverão estar acompanhadas de um responsável legal para realizar a inscrição.

A Casa da Cultura fica na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, Centro. Mais informações pelo telefone 3352-2077.

Para ter acesso ao edital completo, acesse aqui: https://www.facebook.com/events/1495870180489961/.

Deixe um comentário