Gincana entre escolas de Volta Redonda arrecadou mais de 850 litros de óleo

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, entregou na manhã desta sexta-feira, dia 27, a premiação para as escolas do município vencedoras da gincana do Ecoóleo, que teve o objetivo de arrecadar óleo de cozinha para reciclagem. O evento, que aconteceu no gabinete do chefe do Executivo, premiou quatro escolas. Ao todo, a gincana – que aconteceu junto com os Jogos Estudantis de 2017 – recolheu 850 litros de óleo, com a participação de 20 escolas.

 

Segundo Samuca Silva, quando foi convidado para participar da entrega dos prêmios, logo pediu para que o evento acontecesse no gabinete. “Esse gabinete está de portas abertas para todo mundo. Fico muito feliz em poder entregar a premiação dessa gincana que recolheu óleo de cozinha. Iniciativas como essa ajudam o meio ambiente. E mais do que a premiação, o mais importante é gerar um exemplo positivo para nossas crianças, que levam esse conceito para suas casas”, disse o prefeito.

 

A unidade vencedora da gincana foi o Colégio Professora Delce Horta Delgado, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), que recolheu 208 litros de óleo. A escola ganhou um notebook. Em segundo lugar, arrecadando 180 litros, ficou a Escola Municipal Wladir de Souza Telles, que ganhou uma bicicleta. Já em terceiro lugar ficaram empatadas a Escola Municipal Paraíba e o Colégio Instituto Batista Americano, cada escola arrecadou 105 litros de óleo e receberam um kit esportivo.

 

Aluno da escola vencedora da gincana, Bruno Sérgio Howard, de 12 anos, foi receber o prêmio das mãos do prefeito Samuca. “Eu ajudei a recolher óleo na escola e também em casa. Ao invés de jogar fora, eu guardava o óleo em garrafas vazias”, disse o jovem. Já a diretora da Escola Municipal Wladir Teles, Leisiane Rodrigues, elogiou a iniciativa. “O mais importante é fomentar essa consciência ambiental nos alunos. A criança cobra os familiares para que seja feita a reciclagem, isso que é importante”, destacou a diretora.

 

Para o gestor do Banco VR de Fomento, Nelson Kruschewsky, um dos organizadores da gincana, é essencial que os alunos mostrem para a família a importância da reciclagem do óleo. “As crianças são multiplicadoras desse conceito, queremos aumentar a arrecadação de óleo e os alunos serão importantes para isso. Quero agradecer a participação de todos na gincana e destacar que esse é um gesto importante para a preservação ambiental”, comentou Nelson.

 

A gincana do Ecoóleo aconteceu em conjunto com os Jogos Estudantis de Volta Redonda, que foi organizado em parceria pelas secretarias de Esporte e Lazer (Smel) e Educação (SME). “É uma emoção grande participar da entrega dessa premiação. Queríamos mudar o conceito do JEVRE, melhorando os jogos, e pela primeira vez foi organizado através de uma parceria entre a Smel e a SME. Vamos potencializar os jogos para o ano que vem”, destacou Maria Paula Tavares, secretaria de Esporte e Lazer.

 

O presidente da Ecoóleo, José Sebastião, destacou a importância da gincana para aumentar a arrecadação da cooperativa. “Esse óleo arrecadado vira biodiesel, ele não é descartado na natureza. Inciativas como essa gincana nos ajudam a aumentar a quantidade arrecadada, pois não temos condições de ir de casa em casa fazer o recolhimento. Levando as escolas, isso nos ajuda”, comentou o presidente da cooperativa.

 

A professora Jaqueline dos Santos, da Escola Municipal Paraíba, elogiou a gincana do Ecoóleo e também os Jogos Estudantis. “Foi muito bom para a gente que trabalho com alunos do 1º ao 5º ano o JEVRE 2017, pois foi em forma de festival. Todas as crianças ganharam medalhas e foi muito importante para os alunos”, opinou a professora.

 

Samuca se reúne com Conselho Municipal de Educação

 

Ainda na manhã desta sexta-feira, dia 27, o prefeito Samuca Silva se reuniu com os membros do Conselho Municipal de Educação. O objetivo de encontro foi a entrega, por parte do conselho, de uma minuta para atualização do regimento interno no órgão. “Trouxemos ao prefeito essa proposta para a gente atualizar o regimento interno, isso é importante porque temos um regimento antigo. E o importante é que essa atualização prevê uma maior participação civil”, disse Mariuci Bilate Cury, presidente do Conselho Municipal de Educação.

 

O prefeito Samuca Silva aproveitou para dar uma boa notícia aos representantes do conselho. “Em janeiro, teremos em funcionamento a Casa dos Conselhos, um compromisso que assumimos. Ele será na Escola Acre, no bairro Siderópolis. Vamos dar estrutura para que os conselhos fiquem lá, com uma van para locomoção, sala de reuniões, entre outros”, comentou o prefeito.

Deixe um comentário