Mais de 3,2 mil alunos participam da Prova Brasil em Barra Mansa

A Secretaria de Educação de Barra Mansa aplica até a próxima quarta-feira, dia 1º de novembro, a Prova Brasil. Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação, as avaliações serão aplicadas para mais de 3,2 mil alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

A Prova Brasil é aplicada a cada dois anos como parte das avaliações que compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). De acordo com o subsecretário de Educação, Ricardo Rosas, a partir do resultado obtido na Prova é definido ações para o aprimoramento da Educação na cidade. “É feito um diagnóstico de toda a Rede Municipal de Educação, onde são levantadas as desigualdades existentes entre as escolas, corrigindo as distorções e dificuldades identificadas como problemas sociais e econômicos, direcionando os recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias”, afirmou.

Segundo Ricardo Rosas, os alunos passam por simulados para evitar a ansiedade e nervosismo no dia da prova. “Os professores aplicam simulados com questões das provas dos anos anteriores para que o aluno se habitue ao modelo de avaliação e previna o nervosismo, o que pode atrapalhar na concentração e interferir no resultado final”, completou o subsecretário.

Nos testes aplicados, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com ênfase na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

Deixe um comentário