Semana de prevenção de acidentes e saúde do trabalhador é realizada em Quatis

Promovida pela Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Programa de Saúde do Trabalhador, a Semana de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador do Município de Quatis vai até a próxima sexta-feira, dia 10 de novembro. A abertura do evento foi marcada para esta segunda-feira, 06, no barracão da dona Isaura, em Falcão, com uma palestra sobre o tema “Cuidados e consequências, no uso de agrotóxicos, roçadeira e motosserra e animais peçonhentos”, destinada aos produtores e trabalhadores rurais de Quatis (área urbana), Falcão e Joaquim Leite.

        Regina Maria Quaresma, coordenadora do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador); Sebastião Balieiro, engenheiro de segurança no trabalho; Alberto Ripp Nogueira Filho, técnico de segurança no trabalho; Eduardo Andrade Rezende, biólogo; e Reinaldo Altivo Guedes, responsável pelo escritório local da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) foram relacionados como palestrantes do encontro desta segunda-feira.

        Segundo a coordenadora do Programa de Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Quatis, Maria Aparecida Oliveira Maia, de 07 a 10 de novembro (terça a sexta-feira), todos os encontros acontecerão no Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis. Nesta terça-feira, dia 07 de novembro, serão realizadas mais duas palestras. Na primeira palestra, prevista para ocorrer de 14 às 15 horas, o enfermeiro da Clínica da Família do bairro Nossa Senhora do Rosário, Giovani Alves de Freitas, falará a respeito do tema “Prevenção à Sífilis”. Giovani é pós-graduado em Saúde da Família.

De 15h30m às 17 horas desta terça-feira, o biólogo Alexandre Rocha da Silva vai ministrar a palestra sobre “Como prevenir doenças e acidentes provenientes dos resíduos sólidos da saúde”. Especialista em análises clínicas pela UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), e com mestrado em saúde e medicina cursado na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Alexandre é professor de Anatomia e Fisiologia Humana dos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco).

A programação da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador prossegue na quarta-feira, dia 08 de novembro, quando estão previstas outras duas palestras, a primeira de 14 às 15 horas. A “Postura correta para o desempenho das atividades” será o tema nesta data e neste horário da palestra proferida pela fisioterapeuta Andrezza Maria Côrtes Thomé, que é mestre em Biociências pela UERJ. Já de 15h30m às 17 horas, a cirurgiã dentista da unidade do Programa Saúde da Família do bairro Jardim Independência, Solange Maria de Souza, abordará os cuidados que devem ser adotados para preservar a saúde bucal.

Na quinta-feira, dia 09 de novembro, o terapeuta João Wilson, da empresa Intelectus (Porto Real) orientará os servidores municipais com relação à prevenção contra o câncer, de 15h30m às 17 horas. E a comunicação digital vai ser o tema da palestra ministrada nesta mesma data, só que de 15h30m às 17 horas, pela técnica de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, Ana Carolina Severo.

Encerrando a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, na sexta-feira, dia 10, o professor de História José Rodrigues  da Silva vai ministrar uma palestra a respeito do tema “Convivendo com a Síndrome de Bournout”, de 14 às 15 horas. Por sua vez, de 15h30m às 17 horas, o enfermeiro Bruno Castro de Oliveira destacará a “Prevenção e qualidade de vida com relação à pressão arterial e diabetes”. Lotado na unidade do Programa Saúde da Família do bairro Jardim Independência, Bruno tem pós-graduação em Gestão Pública, Saúde da Família e Gestão da Clínica.

Deixe um comentário