Primeira etapa das obras da BR- 485, Estrada do Parque Nacional, foi concluída

A primeira parte das obras de recuperação e restauração da BR – 485(Estrada do Parque – Wanderbilt Duarte de Barros), que consiste no trecho da Portaria do Parque Nacional do Itatiaia até a ponte do Conora, foi concluída na última semana.

A obra está sendo realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do CREMA – Contrato de Restauração e Manutenção, que é desenvolvido a partir do Programa de Restauração e Descentralização de Rodovias Federais.

O serviço, que teve início em setembro, prevê a drenagem, o recapeamento  e um novo asfalto em algumas partes ,além  do processo de manutenção e conservação, conforme explica o secretário de Planejamento, Carlos César Aires.

 – Hoje as obras estão vindo de dentro do Parque Nacional em direção a parte urbana da cidade. Toda ação realizada é um trabalho técnico que está pensando também na captação das águas pluviais. Essa é uma obra de dois anos e tem todo um parâmetro que prevê a  drenagem, o recapeamento e um novo asfalto em algumas partes – explicou o secretário.

De acordo com o cronograma, com o fim da primeira etapa, a próxima fase da obra prevê a realização do serviço na estrada dentro do Parque Nacional e em seguida na área urbana, que vai desde o início da Rua Wanderbilt Duarte de Barros até a ponte do Conora.  

– Essa obra sem dúvida é de extrema importância para a cidade de Itatiaia. É um trecho que esteve vários anos sem nenhuma manutenção, sem esse padrão de tecnologia. Acredito que entre o final de dezembro e o mês de janeiro a equipe já esteja entrando com o recapeamento inicial  para que os moradores da área urbana também possam usufruir  desse  benefício que as  pessoas do Parque estão tendo – disse

As condições da BR-485, que dá acesso ao Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, são, há décadas, alvo de queixas dos motoristas. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a ela é a pior estrada do estado do Rio de Janeiro.