Final de semana foi marcado por futebol e conscientização masculina contra a violência da mulher

O Campeonato de Futebol Amador segue movimentando atletas e torcidas no município. Neste fim de semana quatro equipes entraram em campo pela quarta rodada. Os jogos, com entrada gratuita, aconteceram Estádio Municipal Antônio Correa, no Centro.

Nas partidas de sábado (25), o time do Esperança F. C. ganhou de 1 X 0 do Novo América F.C. e o Vila Magnólia F.C levou a melhor em cima do Independente F. C,  vencendo com o placar de  5 X 2. Já o jogo previsto para acontecer entre os times de E.C. Penedo e Verona F.C. não aconteceu porque ambos os times não compareceram.

Nos jogos de domingo (26), o Palmeiras F.C. venceu por 5 X 2  o Vila Flórida. Na sequencia o A.C. Itatiaia ganhou por 4 X 1 do União da Vila F.C. O  terceiro e último jogo do domingo, entre Maromba e União Esporte Clube também não aconteceu devido a ausência do time do  União Esporte Clube, fato que deu a vitória por WO ao time do Maromba.

O Campeonato Amador é organizado por meio de uma parceria entre os jogadores e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A competição, composta por 8 rodadas, conta com doze equipes, distribuídas em dois grupos com jogadores a partir dos 16 anos. A grande final está marcada para o dia 23 de dezembro.

A quinta rodada da competição acontece neste fim de semana, com dois jogos no sábado (02), às 15h30 e às 17h30 e um no domingo (03), às 14 horas. A entrada é gratuita e os jogos acontecem no Estádio Municipal que fica na Rua Antônio Gomes de Macedo, no Centro de Itatiaia.

Campanha do Laço Branco

 Além do campeonato Amador, a bola também rolou no “1º Jogo dos Coroas de Ouro contra Violência”.  As partidas, organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres marcou a abertura da Campanha do ‘Laço Branco’, que tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.

Antes das partidas, com os times formados pelos jogadores do Coroas de Ouro, o assistente social, João Carlos de Paula, do IPREVI – Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Itatiaia ministrou uma palestra para os jogadores com o tema a ‘A Não Violência contra a Mulher’, onde,entre vários assuntos falou sobre o respeito a mulher e sobre a relação feminina com os esportes coletivos, entre eles o futebol.

Em sua apresentação, João Carlos comparou os aspectos físico, técnico, tático e psicológico, que são trabalhados no futebol, à vida diária com a participação da mulher, ressaltando a importância dela no cotidiano e a participação mais atuante na criação dos filhos, abordando ainda a questão do posicionamento machista da sociedade que deve ser mudado. .

– Um dos pontos a serem trabalhados em relação aos homens, é a questão da afetividade, pois muitas vezes, para os homens, exercê-la, coloca sua masculinidade em cheque. Mas a chave da superação da sociedade machista também está nas mãos das mulheres, pois a ela, na maioria das vezes, é atribuído o papel da educação dos filhos, que deve ser direcionada desde pequenos para a não violência contra a mulher, disse o Assistente social..

 Ao final da palestra foram realizados os jogos entre os times Camisa Azul e Camisa Amarela,  que terminaram com o placar 4 a 2 para os atletas do Camisa Azul.

Deixe um comentário