Barra Mansa realiza fórum sobre prevenção do consumo de álcool e drogas

A Secretaria de Ordem Pública, através do Comad (Conselho Municipal Antidrogas), realizou nesta quarta-feira, dia 29, um fórum no Salão Nobre do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), com o tema: “Prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas: qual o caminho?”. O evento contou com a presença da vice-prefeita Profª Fátima Lima, membros do Comad, representantes da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da sociedade civil, que realizam trabalhos de prevenção a drogas em Barra Mansa.

A abertura do fórum foi feita pela vice-prefeita, que enfatizou a importância do crescimento das políticas públicas em relação ao uso de drogas no município. “O mais importante é a união entre o Poder Público e nossa sociedade. Este fórum demonstra que Barra Mansa está em boas mãos, estamos trabalhando de forma efetiva na prevenção do uso de drogas na cidade. Creio que a melhor maneira de prevenir é através de parcerias com as escolas, buscando realizar palestras sobre os assuntos com nossas crianças e adolescentes, para que não entrem neste caminho. Não é um trabalho fácil de conduzir, mas é possível com o apoio e a união dos envolvidos”, falou a vice-prefeita.

Já o presidente do Comad, Amadeu Magina, o evento reflete o que tem sido necessário para diminuir o consumo de drogas no município. “Nosso trabalho é na prevenção, acreditamos que, infelizmente, estamos colhendo frutos da falta do trabalho preventivo nos últimos anos.. Queremos focar mais na solução dos problemas, do que apenas nos problemas. Todos estão direcionados com o mesmo objetivo, que é diminuir o consumo na cidade”, relatou Amadeu.

Também presente no evento, o vice-presidente do Comad e presidente do Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas), César Thomé, reforçou o discurso de Amadeu, focando na prevenção do consumo de drogas para a solução do problema. “Tivemos um bom número de participantes no fórum. Temos ouvido muito sobre a violência na região e acreditamos que ela esteja atrelada com o tráfico de drogas. Portanto, precisamos falar sobre a prevenção. Temos trabalhado em escolas, fazendo palestras para os alunos, reforçando a importância do cuidado em relação ao assunto”, disse César.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da cidade, Ruth Coutinho, também participou do fórum. Segundo ela, o evento é de suma importância para que as pessoas que trabalham na prevenção de drogas na cidade se reúnam e compartilhem as ideias e objetivos.

“Conseguimos reunir vários setores que trabalham na questão do álcool e drogas em Barra Mansa, de uma forma que podemos envolver toda a população. Queremos buscar soluções através do trabalho preventivo, unindo forças da sociedade civil e os órgãos públicos”, finalizou Ruthinha.

Deixe um comentário