Projeto Garoto Cidadão apresenta novo espetáculo

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, prestigiou na noite desta terça-feira, dia 28, a apresentação do novo espetáculo ‘Na batida do tamborzão’, do Projeto Garoto Cidadão da Fundação CSN. O projeto é realizado em parceria com a secretária municipal de Ação Comunitária. Com o tema ‘funk’, as crianças e adolescentes, com idade entre oito e 18 anos, dançaram, interpretaram e encantaram a plateia. O projeto, que existe há 18 anos e atende 250 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferece oficinas de dança, música, teatro, comunicação e expressão.

Para o prefeito, o projeto contribui para uma importante questão social. “A cultura e a arte são possíveis para os jovens, principalmente dentro de uma linguagem que agrada a eles. Essa é a primeira vez que eles apresentaram esse espetáculo e quero envolver ainda mais os jovens de regiões mais afastadas do centro da cidade nos projetos ligados à cultura”, disse o prefeito. 

Segundo Sabine Barbosa, coordenadora do Projeto Garoto Cidadão, a presença do prefeito engrandeceu a apresentação. “A parceria com a prefeitura é muito importante, as crianças participantes do projeto são encaminhadas pelos CRAS da cidade (Centro de Referência e Assistência Social). Esse ano estamos atendendo 250 crianças, no próximo ano pretendemos aumentar e atender a 300.  O espetáculo envolveu um grande número de crianças. É a transformação através da cultura”, comentou a coordenadora.

De acordo com Maria dos Santos, avó do Thiago Santos, de 12 anos, o contato com a arte muda a criança. “Meu neto adora participar do projeto e vejo que o contato com a arte mudou seu modo de pensar e agir. Hoje eles mostraram um espetáculo bem perto da nossa realidade. Foi lindo”, disse a avó, emocionada.

Deixe um comentário