Novembro Azul contabiliza aproximadamente 1,2 mil atendimentos

A Secretaria de Saúde Barra Mansa encerrou a campanha Novembro Azul com cerca de 1,2 mil atendimentos. Desse total, 561 foram realizados aos sábados e os demais em horários alternativos de funcionamento dos PSF (Postos de Saúde da Família).

Na avaliação da gerente de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Mariana Sobreira de Almeida, o resultado foi positivo. “Em geral, os homens têm resistência em buscar atendimento médico sem que haja a manifestação da doença. Quando se trata do exame de prevenção ao câncer de próstata a situação é um pouco mais complexa, pois ainda envolve um determinado preconceito”, disse Mariana.

Quem perdeu a oportunidade de atendimento no mês de novembro deve procurar o PSF mais próximo de sua residência. “Ofertamos ações de promoção à saúde do homem ao longo do ano. O novembro azul ocorre para intensificar a campanha e chamar a atenção do universo masculino sobre os cuidados que são necessários com a saúde”, destacou.

Também durante o mês de novembro foram realizadas palestras nos PSFs com o intuito de estimular o homem à participação das atividades oferecidas nas unidades, inclusive o acompanhamento de pré-natal. “Nosso objetivo é promover a saúde da família como um todo e não apenas das mulheres e crianças. É preciso que haja esta inteiração e a participação dos homens nos programas de saúde ofertados pelo município”, concluiu Mariana.

Deixe um comentário