Escola Municipal Marina Graciani inaugura Horta Sustentável

Desenvolvida por alunos e professores, a E.M. Marina Graciani Fontanezzi inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 6, a Horta Escolar, realizada com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Sustentável, do Ministério da Educação (MEC). Na ocasião, ainda foi estabelecido o funcionamento das mesas de jogos interativos no espaço aberto da unidade. O prefeito, Ailton Marques; o secretário de Meio Ambiente, Reinaldo José Raimundo; os vereadores, Fernandinha e Valcir; diretores; professores; e alunos participaram da cerimônia. Ainda na ocasião, todos os presentes foram convidados a observarem alguns dos trabalhos pedagógicos realizados em sala de aula, confeccionados pelos alunos, durante o ano letivo.

Couve, salsinha, cebolinha, alface, abobrinha e diversas mudas de hortaliças compõe a horta. A diretora da escola, Maria Aparecida de Oliveira Bizarro, explicou que a implantação do cultivo na unidade de ensino tem o intuito de trabalhar a alimentação saudável e que serão utilizadas na merenda escolar do próximo ano. “Esse é o primeiro passo para nos tornarmos Escola Sustentável e mostrar a importância dessa atitude para os alunos”.

Ela explicou, ainda que o experimento servirá de objeto de estudo e os alunos terão a oportunidade de participar de todo o processo de plantio das hortaliças. Entre as vantagens de possuir uma horta na escola, está a produção e consumo de alimentos naturais, além de atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica e influência nas escolhas alimentares das crianças.

Após abordar o tema das eleições para a escolha dos diretores das unidades escolares do município, Ailton Marques reafirmou a condição de amigo da escola e que considera importante determinadas formas de aprendizado, efetivas. “Abraçamos a causa do projeto inicial das mesas para os jogos interativos, e aqui estão em pleno funcionamento. Disponíveis para a prática do ensino do raciocínio lógico”, ressaltou. Jogos de dama, xadrez e ping-pong fazem parte das mesas dos jogos interativos.

PDDE Sustentável

A Horta Sustentável foi desenvolvida com recursos suplementares do Governo Federal através do PDDE Sustentável que prevê financiamento para que escolas públicas e municipais executem obras relacionadas a acessibilidade, melhoria pedagógica e qualidade.

Deixe um comentário