Rodrigo Drable faz maratona de visita às obras em Barra Mansa

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, visitou na manhã desta terça-feira (12), uma série de obras que estão sendo realizadas em várias localidades do município. Acompanhado do diretor executivo do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Fanuel Fernandes, e do subsecretário da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), Marco Chiesse, o chefe do Executivo foi conferir de perto a qualidade dos serviços que estão sendo executados.

A primeira obra vistoriada foi a revitalização da Avenida Getúlio Vargas, também conhecida como Beira Rio, fundos da Câmara Municipal. O local vai abrigar o novo terminal de ônibus urbano por determinação do órgão de conservação do patrimônio, da cultura e meio ambiente. Atualmente, o terminal está instalado no entorno do Parque Centenário (das Preguiças). “Esta obra está sendo realizada em parceria, sem qualquer custo para o município e visa oferecer aos usuários do transporte coletivo conforto e segurança”, disse o prefeito.

Rodrigo ainda detalhou que a mesma avenida vai receber o espaço Gastronomia de Rua e contemplação do Rio Paraíba do Sul. “Temos a obrigação de entregar à população uma cidade para que as famílias voltem a ter áreas de convívio”, revelou Rodrigo, enfatizando que o espaço terá área destinada à música ao vivo, espaço para alimentação e food trucks. A estimativa, de acordo com o prefeito, é de que os trabalhos na área de contemplação do rio sejam concluídos ainda este mês. Já a transferência do terminal de ônibus gira em torno de 60 dias.

Na sequencia, Rodrigo Drable, vistoriou as obras de integração das vias públicas entre o Palácio Barão de Guapy e o Parque Centenário. Realizada com recursos provenientes de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União, através de parceria entre a prefeitura e Ministério das Cidades, a obra está orçada em de R$ 1.082.301,46.

Em seguida, Rodrigo Drable inspecionou as obras da Praça Ponce de Leon (Praça da Matriz), visando maior mobilidade à população, estrutura e comodidade para a realização de eventos, interferências de acessibilidade para deficientes, além da instalação de novos postes com iluminação central direta e refletores indiretos.

ETAS – As três Estações de Tratamento de Água do Município – ETAs Centro, São Sebastião e Colônia Santo Antônio – também receberam a visita da comitiva. Na ETA Nova, Rodrigo Drable verificou o funcionamento dos quatro tanques de produtos responsáveis pela melhoria da qualidade da água: dois de sulfato de alumínio, com capacidade de 20 mil litros cada para a clarificação da água; um de cinco mil litros de hipoclorito de sódio, usado na desinfecção da água e outro, também de cinco mil litros de ácido fluorsilícico, utilizado na fluoretação da água.

Na oportunidade, a gerente de Operações de ETAs e ETEs (Estações de Tratamento de Esgotos), Raquel Brazilina, disse que a ETA Nova está passando por uma etapa de obras visando à adequação do local para atender a legislação no que se refere ao armazenamento de produtos químicos, voltada para a preocupação com o meio ambiente. Bombas dosadoras também serão instaladas na unidade.

Na ETA São Sebastião, com capacidade de 180 litros de água por segundo, e da Colônia Santo Antônio, com bombeamento de 19 litros de água, o prefeito comentou sobre outras melhorias. A ETA São Sebastião ia ser desativada. “Com visão e boa vontade vamos manter o funcionamento da unidade, responsável pelo abastecimento de água no Centro da cidade. Na ETA da Colônia foram instalados macro e micromedidores visando à aferição e controle de perda de água”, explicou.

O prefeito também visitou a obra de instalação de um booster na Vila Nova/Água Comprida para bombear água para a parte mais alta da localidade e assim evitar as secas nas torneiras. “Estamos resolvendo um problema de mais de 20 anos”, disse Rodrigo.

QUADRAS – Na Colônia Santo Antônio, Rodrigo Drable verificou a qualidade dos serviços da operação tapa buraco e comentou que o projeto para a construção da quadra esportiva do Conjunto Aymoré já está pronto e deve ser licitado nos primeiros dias de 2018.

Ao lado do vereador e presidente do Legislativo Marcelo Borges, o prefeito visitou também as obras do ginásio esportivo do Parque Independência, realizada por meio de emenda parlamentar do deputado federal ao Orçamento Geral da União. O entorno do equipamento esportivo será dotado de calçada, mesas para xadrez, iluminação, bancos e possivelmente, um parque de brinquedos. A praça localizada na Rua Zeliante Ferreira de Carvalho, na Vila Orlandélia, foi incluída no pacote de melhorias.

Com os vereadores Gilson Poxa Vida, Marcelo Borges e Carlos Roberto Beleza, o prefeito Rodrigo Drable verificou as instalações da Creche do bairro Getúlio Vargas. A maratona de visitação foi encerrada no Parque da Cidade com a vistoria da Pista de Skate e nas obras do Campo Society que aguardam nova chegada de recursos federais para continuidade dos serviços.

Deixe um comentário