Concerto natalino encanta plateia no Cine 9 de abril em Volta Redonda

Os familiares dos 450 instrumentistas do Coro Infanto-Juvenil e da Banda de Concerto saíram emocionados do Cine 9 de Abril, na Vila Santa Cecília, com a apresentação de Natal dos alunos do Projeto VR Cidade da Música.

O espetáculo que começou as 19:30h teve muitos momentos com grande diversificação : homenagens, coreografias e discursos promovidos pelo fundador do projeto, Nicolau Martins de Oliveira, que mais de 40 anos atrás, sonhava em ver sua iniciativa ter sucesso nos mais consagrados palcos da cidade.

“Imaginei isso um dia, lá atrás, quando o projeto, pioneiro no estado do Rio de Janeiro, teve início. Agora estou vivendo o meu sonho. Ver os alunos sendo aplaudidos de pé não tem preço. O nosso objetivo sempre foi formar cidadãos através da música e finalmente conseguimos alcança-lo. Hoje, o nosso projeto é referência no Brasil inteiro”, ressaltou, acrescentando ainda que a data do nascimento de Jesus é merecedora das mais belas celebrações.

“É um concerto belíssimo em Volta Redonda e a época (dezembro) sugere este tipo de evento. Estou muito orgulhoso dos nossos jovens”, enfatizou.

O promotor de vendas Luís Cláudio da Silva Carvalho é pai da pequena Maria Fernanda Souza Carvalho, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Amazonas. Ela tocou pífaro e fez parte do coro responsável por interpretar canções como “Noite de Paz”, “Hallelujah”, “Cantate Domino”, entre outras.

“Ela é completamente dedicada a música e já faz dois anos que ela está no projeto. Me orgulha bastante. Além do pífaro, ela toca violino, e já quer entrar para aulas de violão. Quero um futuro melhor para ela e vê-la feliz me faz feliz”, disse.

O concerto foi coordenado pela maestrina Sarah Higino e pelo professor José Torres da Rocha. O aluno da Banda de Concerto, Matheus Bento, foi homenageado no meio do evento por concluir o curso de bacharel em trompete. Na música I Will Follow Sun, de J.W.Stole e Del Roma, as crianças fizeram uma coreografia, referente a um filme em que a música é o tema principal. Ao final do espetáculo, a maestrina Sarah pediu para o público presente abraçar a pessoa que estivesse do lado, em um lindo gesto de confraternização.

 “O diferencial dos concertos natalinos é que a música em si, passa uma mensagem de fé e esperança”, comentou.

Desenvolvido em 39 escolas públicas da cidade, o projeto atende cerca de quatro mil alunos da pré-escola ao ensino médio. No dia 20, solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentarão com os alunos do VR Cidade da Música, às 19h, na Igreja São Sebastião.

A secretária municipal de Educação, Rita Andrade e o presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), Eduardo Dessupoio, destacaram a importância do projeto para a Educação do município.

“É um evento que encantou a todos. O Natal não é apenas o presente, e sim, a harmonia e confraternização”, ressaltaram.

O prefeito Samuca Silva também fez elogios.

“Esse tipo de evento é a cara do Natal e os alunos mostraram todo o aprendizado obtido no projeto VR Cidade da Música. É um orgulho muito grande e o projeto vai continuar tendo todo o apoio do governo municipal”, concluiu o prefeito.