Natal de Esperança reúne mais de duas mil pessoas no São Geraldo

A primeira festa do Natal de Esperança, realizada no Ginásio Poliesportivo Francisco Gomes do Nascimento, no bairro São Geraldo, em Volta Redonda, reuniu mais de duas mil pessoas, entre elas muitas crianças, que foram com seus pais até o local receber os presentes distribuídos pelo Papai Noel.

A iniciativa marca uma atitude de gestão até então inédita na cidade: é a primeira vez que a distribuição de presentes para as crianças é descentralizada e vai acontecer em sete polos: São Geraldo (o primeiro bairro a receber a visita do Papai Noel); Vila Rica-Três Poços; Ponte Alta; Roma I; Retiro; Santa Cruz; e Santo Agostinho. Nesta semana serão distribuídos 24 mil brinquedos para crianças de até 11 anos.

O prefeito Samuca Silva reforçou que a intenção de realizar o Natal nos bairros é dar a oportunidade para mais crianças participarem, pois muitas não conseguiam ir à Vila ou enfrentavam uma fila com muito tempo de espera.  “Queremos fazer efetivamente a inclusão social, dando a oportunidade para que mais pessoas participem do Natal de Esperança e proporcionar o clima natalino em toda a cidade”,comentou o prefeito.

Ellen Aparecida Silva Costa, é mãe da pequena Mikaelle, de 5 meses, e Pedro Henrique, de 9 anos. Segundo ela, ver a alegria no rosto dos filhos não tem preço. “Uma sensação prazerosa, pois não há nada melhor do que ver a felicidade no rosto das crianças. Além dos presentes, todos se divertiram muito com as opções de lazer que a prefeitura proporcionou. Uma alegria indescritível ver os olhinhos deles voltados para o Papai Noel”, disse.

O menino Pedro recebeu das mãos do Papai Noel uma raquete de tênis e ficou empolgado com o presente.“Eu vou treinar”, afirmou, acrescentando que irá dividir sua paixão pelo futebol com o tênis. “Vou pedir para a minha mãe me matricular nas aulas”, disse empolgado.

Idealizada pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Cultura, com o apoio da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), antes, a festa acontecia somente na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. A praça agora, toda decorada, recebe cantatas natalinas, promovidas pelo Coro Municipal de Volta Redonda.

Do lado de fora do ginásio, o Saae VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), montou uma tenda para distribuir água gelada aos moradores. Ainda aos arredores, crianças jogavam vôlei, brincavam de pique-pega e se deliciavam com os saquinhos de pipoca, cachorro-quente e guaraná que foram distribuídos.

A secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, esteve presente e disse que as expectativas foram atendidas.“A população compareceu em peso e o evento foi um sucesso. O grande diferencial desta edição é que o Papai Noel irá em outros locais da cidade, uma inciativa inédita da prefeitura até então. Tenho certeza que os outros serão tão bons quanto foi este”, ressaltou.

Já a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, a Paulinha, também não mediu elogios. “Foi tudo muito lindo. O mais importante é a mobilização das secretarias em protagonizar um grande evento, sempre pensando no melhor para a população da cidade”, concluiu.